NiTfm live

restaurantes

É um Restaurante voltou a abrir mas só faz refeições para sem-abrigos

Os chefs Nuno Bergonse e David Jesus são os responsáveis pela equipa que ajuda todos os dias as pessoas em risco.
O restaurante fica perto da Avenida da Liberdade.

Vários espaços de restauração em Lisboa fecharam por causa do surto de Covid-19. Ainda assim, alguns resistentes decidiram cumprir as indicações da Direção-Geral da Saúde e reabrir com serviço de take-away e delivery. O É um Restaurante, um projeto da Associação Crescer, em Lisboa, também está de volta ao ativo, mas apenas faz refeições para entregar a sem-abrigos.

Os chefs Nuno Bergonse e David Jesus são os responsáveis pela cozinha onde todos os dias vão sair 200 refeições que serão entregues a quem mais precisa na cidade. Este restaurante tem sido um projeto social desde a sua inauguração, por isso esta decisão não é uma surpresa. 

Os chefs responsáveis pelo projeto.

O espaço abriu perto da Avenida da Liberdade, em outubro de 2019, e conta com vários colaboradores que estiveram em situação de sem-abrigo e vivem agora em alojamentos temporários. O objetivo é ajudar estas pessoas a voltarem a ter vidas ativas na sociedade.

A entrega de comida é algo que o É um Restaurante não fazia, mas visto que várias instituições deixaram de apoiar sem-abrigos devido à pandemia e à falta de recursos, o projeto decidiu abrir apenas com esta funcionalidade.

São entregues 200 refeições.

O É Um Restaurante nasceu de uma iniciativa entre a Associação Crescer, a Câmara Municipal de Lisboa e mais outros 16 parceiros. Nuno Bergonse é o chef consultor do projeto. Por enquanto, não há informação de quando possa voltar a abrir com o serviço normal.