NiTfm live

gourmet e vinhos

Devolver as garrafas de plástico vai dar descontos já a partir de março

Era suposto o projeto ter arrancado no início de início de 2020. Apesar do atraso, vão ser instaladas várias máquinas em supermercados.
As embalagens vão dar desconto.

O sistema de incentivo para que os consumidores devolvam as garrafas de plástico nos estabelecimentos comerciais vai mesmo avançar, e vai estar disponível já a partir de março em duas dezenas de supermercados do País. O projeto, que tinha arranque marcado para o início do ano atrasou-se, mas já há nova data para o lançamento. O programa já tinha sido apresentado pelo Governo no final de 2018 e só no passado verão é que os termos da iniciativa foram definidos e publicados em Diário da República.

Segundo o “Dinheiro Vivo”, o atraso no arranque do projeto ficou a dever-se à falta de alocação de verbas por parte das Finanças, no valor de quase 1,7 milhões de euros. Quando arrancar, esta iniciativa piloto vai instalar em mais de 20 supermercados do País máquinas de recolha de embalagens de plástico que irão dar direito a vales de desconto.

Os valores dos vales variam entre dois a cinco cêntimos por embalagem. Auchan, Pingo Doce, Intermarché e Continente são alguns dos supermercados que vão receber estas máquinas nas próximas seis semanas. A fase inicial do projeto está previsto terminar em 2021.