NiTfm live

Restaurantes

A comida portuguesa chegou finalmente a São Francisco

O primeiro restaurante tradicional da cidade americana chama-se Uma Casa e abriu a 5 de janeiro.

É um restaurante verdadeiramente new in town mas neste caso, para o visitar, terá de apanhar um avião diretamente para a costa oeste dos EUA, mais concretamente para São Francisco, onde a 5 de janeiro foi inaugurado o primeiro espaço de cozinha portuguesa da cidade. O responsável é o chef Telmo Faria, filho de emigrantes açorianos.

O projeto idealizado em 2015 precisou de um pequeno empurrão na fase final. O jovem chef recorreu à plataforma de crowdfunding Kickstarter para conseguir juntar os últimos euros, neste caso dólares, de que precisava. Em menos de um mês, angariou cerca de 29 mil euros, mais mil do que a meta definida à partida. O entusiasmo pelo espaço parece ser geral com a abertura do Uma Casa a ser noticiada na imprensa local.

Telmo Faria, o chef de 35 anos, nasceu em São José mas é às poucas memórias que guarda de Portugal a que recorre para explicar a inspiração. Em particular uma, que deixou marcas — a da inauguração do restaurante do pai, nos Açores.

“Foi a minha primeira noite de abertura. O restaurante era a coisa mais espetacular para mim, havia uma energia intensa. Lembro-me de ver o espaço a encher, de ouvir todas as conversas ao mesmo tempo, sem conseguir perceber cada uma delas”, revelou ao SFGate, um site de notícias locais que abre o artigo com um apropriado verso da versão de “Uma Casa Portuguesa”, de Amália Rodrigues.

Codorniz vinho d'alhos / crispy marinated quail

A photo posted by Uma_Casa (@uma_casa) on

localização, contactos e horários

site e redes sociais