NiTfm live

restaurantes

Chef Kiko abriu um restaurante brasileiro em Lisboa

O Boteco fica no Chiado e tem uma ementa com pastel de vento, dadinho de tapioca, feijoada e picanha.
É o sétimo projeto do chef em Lisboa.

O chef Kiko Martins não deixou Lisboa sem novidades durante muito tempo. Em julho abriu a Barra Japonesa no interior d’O Asiático, o espaço que tem na Rua da Rosa. Desta vez, desceu um pouco para a zona do Chiado, até à Praça Luís de Camões, onde acabou de inaugurar O Boteco. No novo conceito apresenta uma ementa inspirada nos típicos sabores brasileiros, um pouco diferente dos restantes projetos que já tinha na cidade.

O Boteco fica no número 37 da Praça Luís de Camões. Há lugares nas salas, mas também pode sentar-se ao balcão para ver algumas das sugestões a serem preparadas ao momento. O projeto de arquitetura foi criado pelo irmão do chef, o responsável também por outros restaurantes que Kiko tem em Lisboa.

Uma das salas tem uma escultura de Bordalo II inspirada o Rio de Janeiro com o Cristo Redentor, favelas e a famosa praia carioca. Este é um conceito que o chef já está a planear há dois anos e meio, como explicou à NiT na altura da inauguração da Barra Japonesa.

Pelo nome e por esta escultura já se percebe que este é um conceito brasileiro. Se dúvidas houvessem, são rapidamente desfeitas ao vermos o menu. Como entradas tem salsicha de churrasco com farofa, dadinho de tapioca com goiabada picante, pastel de vento com queijo coalho ou espetinho de coração de galinha.

As sadubas são sandes. Pode escolher entre a de presunto com queijo coalho, a de pernil estufado ou de lombo de novilho. Amêijoas com leite de coco e caranguejo real com cebola roxa e lima são outras das sugestões para começar a refeição.

Há uma escultura de Bordalo II.

Já nos pratos principais encontram-se alguns clássicos. Tem a feijoada à brasileira com couve mineira e laranja; a picanha com farofa; e bobo de camarão com mandioca e leite de coco. Há ainda o arroz de frutos do mar e queijo catupiry. Tudo pode ser acompanhado com farofa com presunto e bacon; arroz de alho, pão de queijo ou feijão preto.

E nas sobremesas, mais sabores do Brasil. Peça o quindim com tapioca e maracujá; a mousse de queijo catupiry com goiaba; e o bolo de brigadeiro com paçoca de avelã. Tem ainda o mil folhas de pastel de nata com gelado de vinho do Porto.

O chef conta assim com sete projetos em Lisboa. O Talho foi o primeiro de inaugurou. Tem depois A Cevicheria, O Asiático e A Barra Japonesa, os três na zona do Príncipe Real; o Poke, no último piso do El Corte Inglês; e O Surf and Turf, no food court do Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré.

localização, contactos e horários

morada
  • O Boteco [ver mapa]
    Praça Luís de Camões, 37, Lisboa
    1200-283 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Chiado
site e redes sociais

ficha técnica

tipo(s) de cozinha
Brasileira
intervalo de valores
Entre 20€ e 30€