Restaurantes

As Ladras: o novo bistrô de Lisboa é uma viagem pelo mundo

A carta é baseada em produtos frescos nacionais mas está recheada de deliciosos sabores internacionais.

Espaço fica entre Santa Apolónia e a Feira da Ladra

Em tempos foi uma loja de bicicletas, hoje é um bistrô bem perto da Feira da Ladra, em Lisboa. Foi a vizinhança que inspirou o nome “As Ladras”, um espaço pequeno e acolhedor — tem apenas 45 metros quadrados — situado entre Santa Apolónia e o recinto da feira. Lançado por duas ‘falsas’ irmãs, o restaurante recorre exclusivamente a produtos frescos nacionais, mas inspira-se nos sabores globais e no melhor da gastronomia de outras culturas, desde a Ásia à América do Sul.

Maria João Silva e Filipa Henriques são as almas criadoras deste projecto, lançado há perto de dois meses. Juntaram esforços e talentos para abrir um espaço diferente, cuja cozinha tem influências de diferentes geografias: o polvo, bife e pescada portuguesa, o tártaro da Rússia, o caril da Ásia ou o ceviche da América latina são apenas alguns exemplos.

Maria João Silva e Filipa Henriques despediram-se para serem “As Ladras”

Sem uma ementa fixa, todas as semanas é introduzido um novo prato e há sempre uma opção para os vegetarianos. O restaurante tem uma carta de vinhos nacionais não comerciais. Ou seja, vinhos que não estão à venda nos supermercado, de pequenos e médios produtores, mais direccionados para a restauração. Aliás, este é um dos objectivos das duas fundadoras: dar a conhecer novos vinhos.

Apesar de o horário indicar o encerramento às 22 horas, nos dias de maior afluência os clientes podem ficar a beber um copo até perto da meia-noite. O espaço admite grupos. Acima das seis pessoas, os preços rondam os 15€, sem bebidas alcoólicas, e perto dos 23€ por pessoa com bebidas (sangria, vinho, cerveja).  

É Maria João, 27 anos, quem se encarrega dos pratos, enquanto Filipa, 30, trata dos doces. Não são irmãs mas os pais são casados: a mãe de Maria é casada com o pai de Filipa. Nenhuma estava feliz no seu emprego e no ano passado começaram a desenhar a ideia de um bistrô. Despediram-se e em outubro do ano passado puseram mãos à obra. Vale a pena visitar o espaço. Está à espera do quê? 

localização, contactos e horários

morada
  • As ladras
    Calçada dos Cesteiros, 7
site e redes sociais
horários
  • Terça a Sábado das : 13:00
  • Até às : 22:00