NiTfm live

restaurantes

As 4 vezes em que Anthony Bourdain gravou programas em Portugal

O chef foi encontrado sem vida pelo amigo Éric Ripert a 8 de junho, em França, enquanto preparava um episódio do seu programa “Parts Unknown”.

O chef morreu aos 61 anos.

O chef norte-americano Anthony Bourdain foi encontrado morto no hotel onde estava hospedado em Estrasburgo, França, na manhã de sexta-feira, 8 de junho. Bourdain estava naquele país a gravar um episódio do seu programa de televisão mais recente, “Parts Unknown”, depois de ter passado por outras países, como Myanmar ou Marrocos.

A carreira de Bourdain tem várias décadas. O chef era um apaixonado pela cultura e gastronomia portuguesas, com fez questão de repetir em várias entrevistas. A última vez que passou por Portugal foi para gravar um episódio da temporada anterior desse mesmo programa, que foi exibido na CNN a 3 de julho de 2017.

Porto (2017)

Nesta última visita, Bourdain passou por vários restaurantes da cidade. Começou a visita na companhia do chef José de Meireles no A Cozinha do Martinho, na Rua de Costa Cabral, onde provou pratos típicos como bolinhos de bacalhau e petinga frita.

Seguiu depois para O Afonso, onde teve oportunidade de experimentar o prato típico da cidade, a francesinha. Passou ainda pela Cervejaria Gazela onde experimentou os famosos cachorrinhos. Não saiu da cidade sem comer uma boa dose de marisco na Esplanada Marisqueira Antiga e fazer uma prova de vinho do Porto, na Real Companhia Velha. 

Lisboa (2012)

Anos antes, em 2012, Bourdain esteve em Lisboa para gravar um episódio do “No Reservations”. Todo o programa teve direito a banda sonora dos Death Combo e o apresentador esteve na companhia de vários chef portugueses nos seus espaços, como foi o caso de José Avillez, no Cantinho do Avillez, onde também esteve Tozé Brito. Conheceu ainda Ljubomir Stanisic com quem jogou chinquilho no Chinquilho Junqueirense e Giestal, em Lisboa, antes de visitarem o seu bistro, o 100 Maneiras.

Houve ainda tempo para conhecer o chef Henrique Sá Pessoa no Mercado de Alvalade, com quem foi escolher frescos às bancas. Rumaram depois ao antigo Alma onde estiveram com José Diogo Quintela.

Bourdain conheceu ainda outras personalidades nacionais, como o escritor António Lobo Antunes e a fadista Carminho n’A Tasca do Chico onde, além de ouvir fado vadio, provou caldo verde e chouriço assado.

Não faltou a boa da Ginjinha.

O chef não abandonou a cidade sem subir o elevador de Santa Justa e provar uma bifana no famoso O Trevo, na praça Luís de Camões, no Chiado, que estava regada de mostarda acompanhada por uma imperial gelada (e gostou bastante do prato). Aproveitou a oportunidade para cumprir todas as tradições e passar pela Ginjinha, na Baixa de Lisboa, para provar a bebida tradicional.

Bourdain teve ainda a oportunidade de comer marisco e os famosos pregos no pão na cervejaria O Ramiro, no Intendente, em Lisboa, onde jantou com os chefs Henrique Sá Pessoa e José Avillez.

Açores (2009)

Mas o apresentador não se limitou a visitar o continente. Em 2009, levou o seu “No Reservations” aos Açores, à ilha do Pico, onde falou com vários emigrantes que vieram dos Estados Unidos para a ilha e que influenciaram, naturalmente, a gastronomia da região.

Foi ainda visitar quintas de criação de porcos, a sua carne favorita, e provou vários pratos com estas receitas. Depois, assistiu à ordenha de cabras, provou Chá Gorreana e o famoso cozido das furnas.

Porto (2002)

A sua primeira visita a Portugal aconteceu em 2002 para gravar um episódio da primeira temporada de “A Cook’s Tour”. O episódio “Cod’s Crazy” começa com o chef a desembarcar em Pedras Rubras. Passou por restaurantes daquela cidade como O Aleixo e O Rogério do Redondo, onde comeu lampreia, carapaus fritos, pescada cozida com grelos, jaquinzinhos e dobrada com feijão branco.

Esteve também na Confeitaria do Bolhão, uma mercearia típica onde aprendeu mais sobre a pesca e a salga do bacalhau. Depois, Bourdain rumou para Celorico de Basto onde acabou por dedicar uma parte do episódio à quinta de uns amigos e onde participou numa matança do porco.