NiTfm live

Restaurantes

A Peixaria da Esquina vai recriar a última ceia de Jesus Cristo

A quinta edição deste menu especial de Páscoa vai contar com a gastronomia do chef Vítor Sobral. Conheça os pratos que podem ser provados até 16 de abril.

O chef Vítor Sobral confecionou este menu especial inspirado na última ceia

Pelo quinto ano consecutivo, a última ceia de Jesus Cristo vai ser recriada por um chef português que foi desafiado pelo programa especial de Páscoa do Canal História, “A Última Ceia”.

Desta vez, é a Peixaria da Esquina do chef Vítor Sobral, em Campo de Ourique, que vai fazer a sua própria versão de uma das refeições mais famosas de sempre. O menu especial existe em simultâneo com a nova carta do restaurante e custa 50€. Está disponível desde 1 de abril e pode ser provado até dia 16. Tem entradas, prato principal e sobremesa — se é para ser crucificado a seguir, pelo menos vamos desta vida com um docinho na boca.

O couvert tem azeitonas temperadas com hortelã, mousse de pistácio e pão não fermentado. Além disso, para entradas há atum em escabeche com orégãos e redução de vinho e do sangue do atum. O prato principal é cordeiro assado acompanhado de feijão, quinoa e nozes.

Para a sobremesa, há mexidos ao estilo charroset, feitos com pão, vinho, mel e frutos secos.

O pão e o vinho que representam, respetivamente, o corpo e o sangue de Jesus Cristo, foram elementos essenciais na última ceia original. Por isso, o Canal História convidou este ano o enólogo Paulo Laureano, que conserva o vinho em ânforas de barro, e o especialista em pão Mário Rolando Peres, que o amassou no programa do Canal História. Toda esta experiência e os pratos vão ser mostrados no canal de televisão a partir desta sexta-feira, 7 de abril, às 22 horas. Durante toda a semana seguinte vão ser transmitidos pequenos excertos.

As gravações aconteceram na Peixaria da Esquina, na Adega com Ânforas de Barro, em Beja, e na Padaria Figueiras, na Pontinha, Lisboa.

Esta é a quinta vez que o Canal História organiza esta iniciativa. Em 2013, o chef espanhol David Muñoz foi o convidado. Miguel Laffan, do L’And, e João Alves, na altura no Penha Longa, foram os protagonistas do programa em 2014. Em 2015, “A Última Ceia” juntou Kiko Martins, Miguel Castro e Silva e Pedro Almeida. Já no ano passado, foi a vez do chef Henrique Sá Pessoa e do restaurante Alma.

Carregue na imagem para conhecer melhor os pratos do menu especial.

localização, contactos e horários

morada
  • Peixaria da Esquina [ver mapa]
    Rua Correia Teles, 56, Lisboa
    - Portugal
    localizações
    Lisboa, Campo de Ourique
site e redes sociais
horários
  • Das: 19:00
  • Às: 23:30
  • Sábado e Domingo
  • Almoço
  • Das: 12:30
  • Às: 15:30
  • Jantar
  • Das: 19:30
  • Às: 23:30