Restaurantes

A nova pizzaria de Lisboa tem um forno a lenha — que veio de Nápoles

O chef responsável pelo menu trabalhou com Anthony Bourdain no Les Halles, em Nova Iorque.

sdr

Sangiovese, já ouviu falar? É o nome de uma uva tinta que serve de base para alguns vinhos clássicos italianos, como o Chianti. Talvez não seja uma casta muito popular em Portugal mas deu o nome a um restaurante que esteve em soft opening durante cerca de um mês em Lisboa, que foi inaugurado no passado dia 6 de junho. Situado entre o Saldanha e a Praça de Espanha, o Sangiovese combina os melhores presuntos e queijos italianos com as texturas portuguesas. 

O espaço tem uma particularidade: o forno a lenha. É provável que esteja a pensar “e daí?”, mas este não é um exemplar qualquer: trata-se de um forno importado de Nápoles, construído especificamente para o chef executivo do Sangiovese, Bruno Vaz de Carvalho, que chegou a trabalhar no Les Halles, em Nova Iorque, ao lado de Anthony Bourdain, e em Hong Kong, onde partilhou a cozinha com Mario Batali. Depois imagine o crepitar das brasas e o cheiro a pizza que emana para a sala. Cime di Rapa e Salsiccia; Salamino; Margherita; Cotto e Funghi; Radicchio, Scamorza Affumicata e Pancetta; Speciale; e Crudo e Rúcula, é só escolher a pizza.

A Speciale é deliciosa.

Além do forno também a farinha é especial, uma vez que é produzida nos moinhos de vento de Torres Vedras. Estas características, aliadas a um design cuidado e à arquitectura rústica e tradicional, não podiam ser melhor prenúncio de futuro. O espaço tem uma carta de vinhos com mais de 200 referências nacionais e internacionais, escolhidas especialmente por sommeliers para o Sangiovese. Também há cerveja artesanal à pressão (uma sazonal e três fixas) e cocktails de assinatura própria.

Em breve o restaurante terá várias iniciativas como a “Noite Italiana”, a “Happy Hour”, jantares vínicos e almoços temáticos. Com capacidade para 85 pessoas, está aberto de terça-feira a domingo.

localização, contactos e horários

morada
  • Sangiovese
    Rua Dr. António Cândido, 14
    1050-076 Lisboa
    localização
    Lisboa
site e redes sociais
horários
  • Terça a Sexta das : 12:00
  • Até às: 15:00
  • E das : 19:30
  • Até às: 23:00
  • Sábados, domingos e feriados das: 12:00
  • Até às: 15:00
  • E das : 19:30
  • Até às : 23:00