NiTfm live

Gourmet e Vinhos

World Class Competition: aqui está o melhor bartender português do ano

José Mendes (The Royal Cocktail Club, Porto) ganhou a final ibérica e vai representar o País na final internacional da prova.
O vencedor. | Foto de Martin Mendez

No ano passado, Nelson de Matos representou Portugal na maior competição de bartending do mundo. Agora, fez parte do júri que escolheu José Mendes, bartender no The Royal Cocktail Club, no Porto, para tomar o seu lugar e ser distinguido o prémio de melhor bartender português de 2019.

A final ibérica da World Class Competition aconteceu no dia 11 de julho, no Festival Jardins de Pedralbes, em Barcelona. A competição juntou seis finalistas, jurados exigentes, mais de cinco horas de tensão e três provas desafiantes — no final só poderia mesmo sair um vencedor.

Os seis bartenders tiveram de superar três desafios que colocaram à prova todas as suas habilidades. O primeiro, Speed Round, consistia em recriar seis cocktails clássicos — escolhidos pelos jurados — em apenas oito minutos. 

O segundo, Blind Tasting, era uma verdadeira prova cega na qual os participantes tinham de mostrar que conheciam na perfeição as características das diferentes bebidas através do seu paladar. Por fim, o Mistery Box foi o momento mais desafiante. Os bartenders tiveram de criar um cocktail e surpreender os jurados com o seu improviso e criatividade a partir de uma caixa misteriosa que escondia vários ingredientes.

Os quatro jurados desta fase final da World Class foram todos vencedores de edições anteriores da competição — José Maria Robertson (Melhor Bartender de Portugal 2015), João Rodrigues (Melhor Bartender de Portugal 2016), Carlos Santiago (Melhor Bartender de Portugal 2017) e, claro, Nelson de Matos (vencedor da edição passada da World Class Competition Portugal, em 2018).

Este ano, o júri contou ainda com a ajuda de Ramón Perisé, da Mugaritz, que colabora em vários projetos com a World Class.

Todos eles decidiram que José Mendes, bartender do Porto, se destacava entre os participantes e decidiram entregar-lhe o prémio de Melhor Bartender Português 2019. O vencedor desta fase nacional vai representar o nosso País na final mundial da World Class Competition, que se realiza no mês de setembro, em Glasgow, na Escócia.

A final ibérica da World Class Competition elegeu os vencedores de Portugal e Espanha em simultâneo. O principal objetivo da competição é servir como base de formação internacional para valorizar a arte dos cocktails e dos profissionais. Todos os anos passam pela final cerca de dez mil bartenders de mais de cinco continentes.

Este artigo foi escrito em parceria com a Diageo.