NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Aveiro recebe festival com produtos regionais, chefs Michelin e música

O Vagos Sensation Gourmet decorre entre 5 e 7 de julho na praia da Vagueira.
Esta é a sexta edição.

Está de volta à praia da Vagueira, distrito de Aveiro, o maior festival gastronómico da região. A sexta edição do Vagos Sensation Gourmet acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho com muita música, comida e, claro, bebida. 

É no areal que tudo se vai passar. A entrada é livre, só paga depois o que consumir. O evento vai concentrar várias degustações, tem também bancas destinadas a exposição de artesanato e produtos regionais.

Este ano estarão presentes chefs nacionais e internacionais com estrela Michelin — António Loureiro, Tiago Sabarigo, Michael Van Der Kroft e Louis Anjos vão preparar alguns pratos.

Paralelamente ao evento, vão acontecer experiências gastronómicas fora do recinto com o tema “Vagos e as suas Gentes”. A ideia é destacar a dualidade e a interdependência entre o tradicional e o contemporâneo, o convencional e o abstrato, tendo como objetivo aproximar as tradições.

O evento irá abordar também a história do vinho português, a sustentabilidade e a responsabilidade alimentar, entre muitos outros temas da gastronomia. Os pescadores vão fazer demonstração da Arte Xávega, um tipo de pesca artesanal que é tradição na praia da Vagueira e que está em risco de desaparecer. 

Este evento gastronómico e cultural reúne, desde 2011, chefs de cozinha, profissionais da restauração e hotelaria, e muitos fãs da gastronomia nacional. Esta edição do Vagos Sensation Gourmet conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vagos.

A programação é muito variada. Para não perder nada, pode dar uma vista de olhos no Facebook oficial antecipadamente e saber o que não pode deixar passar.