Em azeite ou ao natural. Por norma é assim que encontra as conservas nos supermercados. Durante o verão chega uma nova versão que junta à lata, vinho do Porto. A nova marca chama-se Tuna & Port vai ser apresentada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas terá depois eventos em Lisboa e no Porto, onde estará à venda em várias lojas gourmet.
“Quis associar um produto gastronómico ao vinho do porto, isto é, dois produtos com história associados, o vinho do Porto e as conservas, que ficam casados e bem casados”, explica à NiT Francisco Freixinho. Tem 51 anos e é o responsável pela nova marca. O novo produto é feito apenas com atum e preparado em exclusivo na fábrica da Briosa, perto da Figueira da Foz. “A receita que apresentamos foi criada pela Dr. Isabel Tato.”
Além do peixe, do toque a vinho a vinho do Porto e do azeite — existe em três variedades — junta-se ainda a parra, a folha da videira que embrulha os filetes. O azeite que usam é do Douro e o vinho também é da zona. As embalagem são de 120 gramas e vão custar 6€.
Francisco Freixinho tem mais um sócio deste projeto. É licenciado em gestão de empresas e especializou-se em festivais gastronómicos e na promoção das francesinhas pelo mundo — é isso que tem feito nos últimos anos.
No final desta semana vão também começar a comunicar o produto nas redes sociais. Além de várias lojas gourmet do País, as conservas da Tuna & Port estarão também disponíveis em algumas caves de vinho do Porto e quintas do Douro.