NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Supermercados do Algarve com #PlastickAttacks — os plásticos são para devolver

Iniciativa começou no Reino Unido e pretende alertar para os perigos do plástico descartável. Acontece em Portugal este sábado.
As alternativas.

Na luta contra o plástico descartável e de uso único — ou na cimeira da divulgação e sensibilização para o perigo e impacto deste material no ambiente — chegou ao Reino Unido, há cerca de dois anos, um movimento chamado #PlasticAttacks. Apesar do nome, não são bem ataques mas sim iniciativas pacíficas de divulgação, e até uma certa forma de protesto, contra o uso destes plásticos. E o movimento já chegou ao Algarve, em Portugal.

O supermercado Continente de Faro vai ser alvo de ações #PlasticAttack este sábado, dia 6 de julho; e no próximo sábado, dia 13, elas chegam ao Lidl de Vale Carneiros, também em Faro.

Já tiveram a primeira iniciativa no Algarve no passado sábado e, explica-se na sua página de Facebook, gerida pela organização dos eventos em Portugal, traduzem-se numa ação educacional. O desafio feito a todos é o de realizar compras de produtos sem plástico e de devolver aquelas que não possuem alternativas, como as usadas em alimentos frescos (sacos de frutas, verduras e pães).

“Cada um de nós realizará uma compra semanal de frutas, verduras e pães (ou se estiveres determinado pode ser a compra de mês!) e, após o pagamento, serão desembaladas e colocadas em sacos ou potes reutilizáveis para que as embalagens plásticas sejam devolvidas ao gerente da loja”, diz a LinkedGreen.

Este sábado, a partir das 16 horas, o alvo é o supermercado Continente. Tanto esta como o Lidl, reconhece o movimento, são cadeias que estão a fazer transições no sentido de eliminar os plásticos que, com estas ações, se pretendem acelerar.

“Os ataques pacíficos são uma forma de protesto contra a utilização de plástico descartável para o acondicionamento e embalagem de produtos nos estabelecimentos comerciais”, adianta ainda o grupo.

Publicado por LinkedGreen em Quinta-feira, 4 de julho de 2019