NiTfm live

gourmet e vinhos

Só precisa de ligar o forno durante 10 minutos para ter uns grissini perfeitos

Os típicos palitos italianos ficam bem com patés, húmus ou até o mais simples azeite. São muito fáceis de preparar.
O típico snack italiano.

É a primeira coisa a atacar num restaurante italiano. Por norma, os grissini estão fechados em embalagens, mas enquanto não chegam as pizzas, as pastas ou o risotto, há que enganar o apetite. São muito fáceis de preparar em casa e o melhor é que só precisa de ligar o forno durante 10 minutos.

Na prática são uns palitos de pão que podem ganhar mais sabor se colocar alguns toppings ou se os mergulhar em alguns molhos. Patés, húmus ou azeite são algumas das sugestões com que pode acompanhar esta entrada.

Já por cima, um pouco de queijo ralado, umas sementes de sésamo ou de papoila também os vão tornar ainda melhores. Esta receita chega para 12 unidades com mais ou menos 40 centímetros. Pode sempre fazê-los maiores ou um pouco mais pequenos.

Do que precisa

250 gramas de farinha

3 gramas de sal

3 gramas de fermento

160 gramas de água fria

20 gramas de polenta

Como se faz

Numa tigela, junte a farinha e o sal. Noutra misture o fermento e a água até dissolver. Faça uma abertura na farinha e acrescente o preparado da água. Amasse para ficar homogéneo. Polvilhe uma superfície de trabalho com a polenta e coloque a massa. Estique com um rolo durante alguns minutos.

Forre uma bandeja com papel vegetal. Divida a massa em 12 pedaços e enrole-os em palitos finos com perto de 40 centímetros. Pincele com azeite e polvilhe com o sal e algumas ervas se quiser.

Leve ao forno durante 10 minutos ou até ficarem dourados. Deixe arrefecer os grissini e estão prontos a comer.

Carregue na galeria para conhecer alguns molhos para acompanhar.