NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Sidul: sabe quais são os melhores açúcares para utilizar nas suas receitas?

As três gamas de açúcar da marca são: morenos, de pastelaria ou unidoses. Explicamos-lhe as principais diferenças entre todos.
Saiba como fazer as suas receitas de Natal.

Apesar de o açúcar mais utilizado pelos portugueses continuar a ser o branco, a procura de outros tipos de açúcares é cada vez maior. Cada um deles apresenta diferentes características (humidade, cor, aroma ou granulometria) e, por isso, é importante saber qual o mais adequado a cada tipo de receita. Isto significa que quando fizer um bolo, uma tarte, um pudim ou um cupcake deve saber exatamente qual é o tipo de açúcar mais indicado para utilizar.

Por essa razão a Sidul, empresa com mais de 110 de história, decidiu ajudá-lo a perceber quais as variedades de açúcar, existentes na sua gama, mais indicadas a cada receita. Os açúcares Sidul, com origem na cana de açúcar, estão disponíveis em três gamas: açúcares morenos, açúcares de pastelaria e unidoses.

Os açúcares morenos têm vindo a ser cada vez mais utilizados nas cozinhas dos portugueses. O açúcar areado amarelo Sidul é um açúcar de cana produzido em Portugal. Tem um aroma, cor e sabor característicos, devido ao melaço da cana de açúcar. É o favorito dos portugueses na preparação de receitas mais tradicionais ou nos doces típicos de Natal como Aletria, Arroz Doce e Pão de ló.

O açúcar mascavado Sidul é um açúcar não refinado e o primeiro a ser extraído da cana de açúcar — daí a sua cor acastanhada. Apresenta um grão mais grosso do que os outros açúcares morenos e é ideal para bolachas ou crumbles. Quem quiser reduzir na quantidade de açúcar, deve ainda experimentar o açúcar mascavado com stevia Sidul: uma vez que a stevia adoça duas vezes mais quando comparada com o açúcar granulado branco, pode utilizar apenas metade da quantidade indicada na receita e reduzir as calorias em 50%.

Existe ainda o açúcar moreno intenso Sidul — um açúcar de cana de cristais húmidos e finos, com um ligeiro aroma a caramelo. Além de dar um sabor mais intenso às suas receitas, deixa os bolos húmidos e fofos durante mais tempo. É ideal para fazer bolos de chocolate, uma vez que intensifica o seu sabor.

Na gama de açúcares de pastelaria existe o açúcar em pó Sidul, um açúcar granulado branco, moído finamente e de textura delicada. A sua rápida dissolução, mesmo a frio, torna-o ideal para fazer soufflés, merengues, suspiros, chantilly, semifrios ou mousses. Também pode utilizar a versão em tubo para polvilhar bolos, bolachas ou outras sobremesas.

O açúcar fino Sidul é um açúcar de cana branco de cristais finos. Ao dissolver-se mais depressa, deixa os bolos mais leves e fofos. Experimente, por exemplo, utilizá-lo para fazer um bolo scone de morango, ou, mais simples, um bolo de iogurte.

A gama de pastelaria também tem uma alternativa com stevia — o açúcar branco com stevia Sidul. É uma mistura de açúcar branco e adoçantes naturais extraídos da folha de stevia. À semelhança do açúcar mascavado com stevia, esta é também uma alternativa para quem quer reduzir a quantidade de açúcar. Poderá utilizar o açúcar branco com stevia para fazer, por exemplo, cheesecake de iogurte com romã ou até mesmo uns muffins de frutos do bosque.

Por fim, a gama unidoses da Sidul foi especialmente pensada para adoçar bebidas. Está disponível em sticks, saquetas e cubos de açúcar branco, sticks de açúcar mascavado e saquetas de stevia.

Este ano, a Sidul decidiu ainda apostar num rebranding, apresentando uma nova imagem em toda a sua gama. O objetivo é “facilitar a decisão de compra do consumidor e aumentar a visibilidade no ponto de venda, ao criar uma identidade para cada uma das gamas, consoante o tipo de utilização e características do açúcar”.

Carregue na galeria para conhecer o a nova imagem das três gamas de açúcares Sidul.

Este artigo foi escrito em parceria com a Sidul.