NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Ricardo Luz é o novo Chefe Cozinheiro do Ano

O grande vencedor da 30.ª edição do concurso gastronómico nacional apresentou caldeirada de bacalhau.
O grande vencedor.

Ricardo Luz, do Restaurante Bon Bon, no Carvoeiro, Algarve, venceu a 30.ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Foi na fase final que decorreu esta quarta-feira, 27 de novembro, na Alfândega do Porto, que preparou uma ementa composta por entrada, um prato de peixe, outro de carne, um tradicional de tacho e uma sobremesa.

O chef vencedor apostou em caldeirada de bacalhau com ravioli de sames e língua, salmone e seus fígados, ervilhas e milhos fermentados, presa de porco, rabo, nabo e couve, arroz de cherne e gamba da costa e, para terminar, sericaia de morangos e poejos.

“O Ricardo teve uma prova mais regular. Dos seis finalistas, foi aquele com maior consistência do início ao fim da prova e o que mais se destacou no sabor, na técnica e no desempenho profissional Não há um prato nos cinco que destaque porque todos seguiram um nível superior e coerente”, disse o presidente do júri, António Bóia, citado pelo site “TVI24“.

Bruno Ribeiro, 33 anos, subchefe da 1300 Taberna, de Lisboa, e João Pedro Santos, de 39 anos, subchefe do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano, que existe desde 1990, “funciona como uma montra da cozinha e gastronomia portuguesas”. Na lista de vencedores das edições anteriores estão nomes como Vítor Matos (2003), Henrique Sá Pessoa (2005), João Rodrigues (2007) e António Loureiro (2014).