NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Restaurante português devolve estrela Michelin quase 20 anos depois

Não é um inédito no mundo, mas é a primeira vez que tal acontece em Portugal. O Henrique Leis tinha a distinção desde 2000.
O restaurante fica na zona de Almancil.

O restaurante algarvio Henrique Leis, em Almancil, vai entregar a estrela Michelin que tem desde 2000. É a primeira vez em Portugal que um espaço renúncia à distinção entregue por um dos guias gastronómicos mais prestigiados do mundo. Esta era uma decisão que o chef Henriques Leis já vinha a ponderar nos últimos anos, mas só agora foi tomada em definitivo.

Segundo o suplemento “Boa Cama Boa Mesa”, do jornal “Expresso”, foi entregue à delegação do Guia Michelin em Madrid a 12 de junho uma carta com o pedido formal. A decisão só será anunciada oficialmente quando sair a nova edição do livro, que será apresentado em novembro em Sevilha, Espanha.

O chef trabalha no restaurante com as duas filhas.

“São 19 anos, é muita coisa. Foi muito bom estes anos todos com a estrela, mas chega o momento em se tem de pensar. Quero cozinhar com mais liberdade, sem ter que esperar pelo carimbo de um inspetor da Michelin”, explicou Henrique Leis ao Expresso.

O chef afirmou que era bastante provável continuar com a estrela na próxima edição do Guia caso não pedisse que lhe fosse retirada. “Vou continuar com a mesma coisa, os mesmos produtos, a mesma equipa, tudo igual. Só que quero acabar com este stress. Cozinhar pelo gosto e também pela necessidade de manter o negócio”, continuou.

O chef é natural do Maranhão, no Brasil, mas está em Portugal há 25 anos. Uma das próximas etapas é passar o espaço às filhas, Rafaela e Pietà, que neste momento também já o estão a ajudar em todo o serviço.

O Henrique Leis tinha estrela desde 2000.

Marco Pierre White, do The English House; Sebastien Bras, do Le Suquet; e Karen Keygnaert, do Restaurant A’Qi, foram outros dos chefs que decidiram entregar as distinções ao Guia.

Neste momento, Portugal tem 32 estrelas Michelin. Há seis restaurantes com duas e 20 com uma estrela. A última edição do Guia foi apresentada no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, em novembro de 2018.