NiTfm live

gourmet e vinhos

Que orgulho: fizemos este bolo de banana e manteiga de amendoim

Apesar de levar 8 ingredientes, fica pronto em apenas 20 minutos.
O bolo que vai mudar a sua vida.

É uma combinação clássica, mas tem o mérito de nunca nos desiludir. Tudo o que junta manteiga de amendoim e banana fica maravilhoso. Voltámos a unir os dois ingredientes para este bolo que demora apenas 20 minutos a cozer. É uma sugestão ótima para servir com o café no final de um jantar com os amigos.  

Em muitas receitas de bolos, a manteiga de amendoim é misturada logo com o preparado do bolo. Neste caso, ela vai apenas no final. Se espreitar o forno durante a cozedura, vai parecer que há manteiga por todo o lado. Mas não desespere: só precisa de esperar uns minutos para que ela comece a ficar seca e com o sabor pretendido.

O resultado final é uma espécie de camada crocante de amendoim por cima e um bolo fofo de banana na base. Acrescentámos um toque de canela para ficar mais aromático, mas esta decisão é sua. Pode também adicionar outras frutas ao bolo, como mirtilos. Vai funcionar bem.

Do que precisa

— meia chávena de manteiga amolecida

— 1 chávena de açúcar

— 3 ovos

— 3 bananas esmagadas

— 1 chávena de farinha

— 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

— meia colher de chá de fermento em pó

— 200 gramas de manteiga de amendoim

— canela q.b

Como se faz

Bata a manteiga com o açúcar até ficar com um creme fofo e esbranquiçado. Junte depois os três ovos um a um e misture sempre. Acrescente depois as bananas esmagadas e volte a bater. Por fim os secos: a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e canela.

Coloque o preparado numa forma retangular forrada com papel vegetal. Veja se a manteiga de amendoim está mole o suficiente, serão passe-a uns segundos pelo microondas. Disponha-a por cima do preparado do bolo e leve ao forno a 180º por 20 minutos.

Este vídeo foi realizado pela produtora de conteúdos multimédia Janela Discreta no espaço d’A Loja dos Cozinheiros.