gourmet e vinhos

Na próxima semana há pizzas grátis no Porto

Vai ser montado um forno a lenha na Praça dos Leões onde será preparado o típico prato italiano de manhã à noite.

Fatias e mais fatias de manhã à noite.

Na próxima quarta-feira, 17 de janeiro, é celebrado pela primeira vez o Dia do Pizzaiolo da melhor maneira possível: com pizzas grátis, neste caso no Porto, e de manhã à noite. Na Praça de Gomes Teixeira, também conhecida como Praça dos Leões, vai ser montado um forno a lenha de onde vai sair muita massa a partir das 11 horas.

O evento é organizado pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, presidida por Michele Mezzero, que já abriu alguns restaurantes no norte. Na praça é a Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, que conquistou o campeonato mundial em 2017, em Nápoles, que irá preparar as várias opções de pizzas napolitanas.

As fatias vão ser distribuídas gratuitamente a todos os que passarem pela praça até às 20 horas. Ao lado estará um quiosque a vender algumas bebidas para acompanhar as pizzas. Música típica italiana também não vai faltar neste dia.

Esta é a primeira vez que se celebra o Dia do Pizzaiolo. Segundo o “Comunità Italiana”, foi escolhia esta data por ser dia de Santo Antão, protetor das pizzas e do forno. No início de dezembro de 2017 a arte dos pizzaiolos napolitanos foi considerada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A festa vem com um mês de atraso no Porto, mas será bem recebida de certeza.

localização, contactos e horários

morada
  • Praça de Gomes Teixeira [ver mapa]
    Praça de Gomes Teixeira, Porto

    4050-161 Porto
    localização
    Porto
horários
  • Quarta, 17 de janeiro das: 11:00
  • Às: 20:00