NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Posso Ir? A app que lhe diz se há filas para a farmácia ou supermercado

Usa informação partilhada pelos utilizadores para calcular o tempo de espera e evitar que saia de casa na pior altura.
Quantos mais ajudarem, mais eficaz é a app

Ninguém sai de casa e, quando sai, o mais provável é que o faça para ir a um de dois sítios: à farmácia ou ao supermercado. Cada saída acarreta um risco de contágio, mesmo cumprindo todas as regras de distanciamento e, por isso, todos desejamos que a saída não seja em vão e que encontremos a menor fila possível. Agora, graças a uma nova app, já não precisa de tentar adivinhar: pode mesmo saber se o sítio onde quer ir tem fila à porta.

A aplicação criada pelo movimento nacional Tech4COVID19 — uma espécie de associação de startups e empresas de tecnologia que se juntaram para criar ferramentas úteis para a luta contra a doença — tira partido da informação partilhada pelos próprios utilizadores, um pouco à imagem do que acontece nas aplicações de trânsito, que recolhem dados e relatos de utilizadores individuais. É possível também que os próprios estabelecimentos passem essa informação diretamente à app, que assim terá sempre dados fidedignos e atualizados.

Mais utilizadores significa mais informação atualizada

O funcionamento também é simples: basta ativar a localização e a aplicação mostra automaticamente todos os locais de interesse na sua zona. Para perceber se a espera está ou não demorada, basta analisar o código de cores. Se está verde, não há fila; amarelo é sinal de espera moderada; e o vermelho indica uma fila longa. No caso de não haver informação, o símbolo aparecerá a cinzento.

A Posso Ir foi lançada esta terça-feira, 31 de março, e também por isso ainda não tem informação atualizada para muitos dos locais disponibilizados no mapa. À medida que mais utilizadores a descarregarem e atualizarem, mais útil ela se vai tornar. A aplicação é gratuita e está disponível para iOS Android.