NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Na Olive Experience vai apanhar azeitonas, provar azeites e reviver tradições

O evento acontece no dia 2 de novembro, sábado, numa pequena vila portuguesa no Ribatejo.
Um dia no olival.

Em vésperas de São Martinho, no dia 2 de novembro, a Olive Experience convida a uma prova de azeites do ano, seguida de uma refeição confecionada com produtos biológicos e de acordo com as tradições do centro do País. Entretanto, nada disso acontece antes dos participantes serem conduzidos pelo olival e ajudarem a apanhar os frutos.

A Olive Experience decorre numa quinta local privada, em Alpiarça, uma vila portuguesa no Ribatejo, pertencente ao distrito de Santarém. No olival da Charneca dos Santiagos, o evento propõe uma experiência sensorial completa.

Durante o passeio, todos aprendem a identificar as diferentes variedades de azeitona e descobrem como é feita a apanha deste fruto de uma forma tradicional e manual.

Depois da primeira fase, segue-se uma prova de azeites do ano, de acordo com as variedades e os métodos de produção. O almoço é então servido num ambiente rústico, que remete às memórias e lembranças de como foi a vida das gerações anteriores.

Para o almoço, um dos pratos é o bacalhau assado com miga fervida, onde o azeite é rei. Tudo confecionado com produtos biológicos e típicos da região.

Os vinhos não ficam de fora da experiência. Para acompanhar a refeição são servidos vinhos da marca Minoc, comentados pela sua enóloga e produtora, Rita Conim.

A programação é organizada pela AtJuditetour. O passeio começa às 10 horas e prevê-se que dure o dia inteiro. Para a Olive Experience acontecer deve haver no mínimo quatro pessoas e no máximo 20. Cada adulto paga 35€ para participar e os miúdos pagam 15€. 

As reservas devem ser feitas através do email info@nullatjudite.com ou pelo telemóvel 918 602 197.

A quinta da Charneca dos Santiagos.