NiTfm live

gourmet e vinhos

O Twix gigante que vai durar uma semana inteira (ou talvez não)

É a versão XXL do conhecido chocolate. Precisa de ir várias vezes ao frigorífico, mas no final vale bem a pena.
É a versão XXL que vai querer ter em casa.

É sempre uma desilusão quando se come um Twix. Acaba em poucos segundos e só tem duas barras de chocolate. Por isso, vai gostar de saber que com esta receita consegue preparar uma versão gigante que vai durar uma semana inteira — ou talvez não.

Os ingredientes são bastante simples e, por norma, costumam estar na despensa de qualquer casa. Falamos de farinha, manteiga, natas, mel e chocolate. Esta é uma sobremesa que é preparada por fases: primeiro o biscoito, depois o caramelo e o chocolate da cobertura.

Não se preocupe que é tudo simples de juntar no final. Pode é ficar um pouco impaciente, já que precisa de ir algumas vezes ao frigorífico para solidificar. Seja como for, no fim vai perceber que era um bem necessário. A receita é do site Tastes Better From Scratch.

Do que precisa

Biscoito

3 chávenas de farinha de trigo

1 chávena de açúcar

1 colher de chá de sal

2 chávenas de manteiga aos cubos

Caramelo

1 chávena de açúcar mascavado

meia chávena de mel 

1 chávena de manteiga

1 chávena de natas

Cobertura de chocolate

2 chávena de chocolate ao leite derretido

3 colheres de sopa de óleo de coco

Como se faz

Comece pelo biscoito. Numa tigela bata a farinha com o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga. Com as mãos trabalhe esta massa. Coloque numa forma retangular ou de bolo inglês untada ou com papel vegetal. Leve ao forno durante 45 minutos com uma folha de alumínio em cima.

De seguida, comece o recheio de caramelo. Numa panela junte o açúcar, o mel, as natas a manteiga e o sal. O lume deve estar médio. Deixe ferver e cozinhar durante cinco minutos. Depois do biscoito cozinhar e arrefecer, coloque este caramelo por cima e leve ao frigorífico por duas horas. 

Cubra todo o biscoito e o caramelo com metade mistura de chocolate derretido e óleo de coco. Por cima faça movimentos em ziguezague para imitar o conhecido chocolate. Leve mais uma vez ao frigorífico. Faça depois mais uma camada com o chocolate e disponha mais onde faltar. Ponha mais uma vez no frigorífico durante uma hora. Está pronto a servir em fatias.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos que pode fazer em casa nos próximos dias.