NiTfm live

gourmet e vinhos

O novo quiosque da Ericeira que só tem pratos com ouriço-do-mar

Fica no interior do mercado da vila e apenas vai estar a funcionar até abril. Tudo para acompanhar com vinhos da região.
Há várias sugestões para experimentar.

Desde 2015 que a Ericeira se torna na capital do ouriço-do-mar todos os meses de março. É nesta altura que arranca um festival dedicado à iguaria e que atrai milhares de turistas à vila para experimentar a especialidade. Não estranha por isso que tenha aberto esta sexta-feira, 22 de novembro, um quiosque onde todos os pratos têm ouriço-do-mar.

Chama-se Ouriçaria e fica no interior do Mercado Municipal da Ericeira. É um espaço pop up e apenas vai funcionar até abril de 2020 — altura em que termina a época ideal para ele ser consumido. Além de provar várias sugestões, será possível conhecer melhor estes produtos e até aprender alguns truques se o quiser fazer em casa.

Fica no interior do mercado da Ericeira.

Ouriço ao natural é a sugestão mais básica do menu. Pode comer por lá, ou levar para casa, se preferir. Experimente também a sopa de ouriço com algas; a salada com raia e ouriço; e também a Malga Jagoz, uma poke bowl que junta, além de ouriço, alguns dos peixes do dia que se encontram no mercado.

Tudo isto pode ser acompanhado com vinhos da região. É o caso das referências da Quinta de Sant’Ana, Manz Wines e Adega Cooperativa da Azueira. Além das dicas para as receitas caseiras, pode aprender a abrir o ouriço — que tem toda uma técnica para ficar perfeito e sem estragar o interior.

O espaço só está aberto às quintas e sextas-feiras, das 10 às 14 horas; e aos sábados e domingos, entre as 10 e as 18 horas.

Também pode aprender a abrir os ouriços.

Nuno Nobre é um dos responsáveis pelo projeto. O consultor gastronómico é também um dos organizadores do tal festival do ouriço-do-mar na Ericeira. Criou em conjunto com o chef Luís Miguel Rodrigues a Acepipe, a mentora da Ouriçaria.

À Mesa com as Aldeias do Xisto e Endògenos são outros dos festivais que Nuno Nobre desenvolve ao longo do ano. Por outro lado, o chef Luís Miguel Rodrigues é um dos donos da Tasquinha do Lagarto, um dos restaurantes mais conhecidos de Campolide, em Lisboa. Já trabalhou em vários espaços da cidade, como o Nobre; o Pestana Palace, ao lado de Aimé Barroyer; o Bastardo, no Rossio; ou a Bica do Sapato, em Santa Apolónia.

Carregue na galeria para saber mais sobre a Ouriçaria.

localização, contactos e horários

morada
  • Ouriçaria [ver mapa]
    R. do Mercado 22, 2655-325 Ericeira
    2655-325 Ericeira
    localização
site e redes sociais