NiTfm live

gourmet e vinhos

O “MasterChef Austrália” tem a receita perfeita para o Dia Mundial da Nutella

A sugestão é de Matt Preston e foi partilhada numa das master classes do conhecido programa.
A receita é de Matt Preston.

Todos os dias são bons para comer Nutella. Nem sequer é preciso um motivo especial para isso, mas esta terça-feira, 5 de fevereiro, pode sempre invocar o facto de ser o Dia Mundial do conhecido creme de chocolate. E não há nada melhor para ter à mesa do que um bolo simples, rápido e muito saboroso preparado por um dos jurados de “MasterChef Austrália”. 

Na sexta temporada do programa, que passou em 2014, houve uma master class especial dedicada a sobremesas. Participaram os chefs Gary Mehigan, George Calombaris, Darren Purchese e Matt Preston. O jurado do “MasterChef Austrália” preparou três receitas: umas bolachas de manteiga de amendoim, um gelado instantâneo e um bolo de Nutella sem farinha.

Só leva dois ingredientes e apenas precisa de 20 minutos no forno. Matt Preston partilhou nesse mesmo ano uma foto do bolo na sua página de Facebook. Escreveu que não era a sua sobremesa mais bonita, mas que o sabor era “very yummy”. Quatro ovos e um frasco de Nutella: é tudo o que precisa para fazer esta maravilha.

O Dia Mundial da Nutella foi criado por uma bloguer e jornalista americana, Sara Rosso, em 2007. A data até ganhou um site e uma página no Facebook. Em 2015, a Ferrero, a marca que detém o creme, passou a reconhecer oficialmente o dia — que agora pode celebrar com esta receita sugerida pela NiT.

Do que precisa

— quatro ovos

— 240 gramas de Nutella

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 175º. Forre uma forma retangular com cerca de 17 centímetros com papel vegetal. Bata os ovos inteiros com a ajuda de uma batedeira durante seis minutos até triplicarem o volume. Leve a Nutella ao microondas durante 20 segundos para amolecer. Numa taça junte o creme de chocolate com um terço do preparado dos ovos.

Misture bem com uma colher. Repita o processo com mais um terço dos ovos e por fim com o que resta até ficar homogéneo. Leve ao forno durante  20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.