NiTfm live

Gourmet e Vinhos

O bolo de chocolate e manteiga de amendoim que vai mudar a sua vida

Apesar de a maioria dos ingredientes ser saudável, esta receita leva açúcar e óleo de girassol — não é a mais amiga da dieta.
Demora cerca de 30 minutos,

Muitas pessoas ainda acreditam que fazer uma sobremesa apenas com ingredientes de origem vegetal significa que o resultado não vai ser tão saboroso como o desejado, mas isto não passa de um mito. Aliás, alguns dos ingredientes que tornam as receitas mais doces são completamente vegan, como é o caso do cacau e do açúcar, por exemplo. Se adoptou esta ideologia como estilo de vida — ou se, simplesmente, está a tentar cortar nos ingredientes de origem animal — temos uma sugestão que vai satisfazer até o maior céptico.

A receita foi publicada no site da “BBC” e leva manteiga de amendoim e chocolate. Apesar de a maioria dos ingredientes ser saudável, este bolo tem farinha, açúcar refinado e óleo de girassol, o que significa que não é o mais amigo da dieta. Segundo a descrição, uma única fatia tem cerca de 553 calorias.

É este o aspeto.

Por isso, o melhor é preparar ao fim de semana, comer só um pouco, ou partilhar com vários amigos para que não se sinta tão mal sozinho.

Do que precisa

Para a base
— 200 gramas de farinha;
—  200 gramas de açúcar refinado;
—  40 gramas de cacau em pó;
—  Duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
— Uma pitada de sal;
—  200 mililitros de leite de amêndoa;
—  Duas colheres de sopa de vinagre de sidra;
—  100 mililitros de óleo de girassol;
—  Uma colher de sopa de extrato de baunilha;
—  100 gramas de manteiga de amendoim suave.
Para a cobertura
— 150 gramas de manteiga de amendoim suave;
—  40 gramas de cacau em pó;
—  Seis colheres de sopa de maple syrup;
—  Seis colheres de sopa de leite de amêndoa;
—  50 gramas de margarina vegetal;
—  50 gramas de açúcar em pó.
Para decorar
— 50 gramas de amendoins salgados, partidos aos pedaços;
— 50 gramas de chocolate preto vegan.

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Pegue em duas formas pequenas do mesmo tamanho e coloque um círculo de papel vegetal na base.

Misture a farinha, açúcar refinado, cacau em pó, bicarbonato de sódio e a pitada de sal numa taça. À parte, misture o leite de amêndoa com o vinagre de sidra e bata até o leite ficar mais espesso. Adicione o óleo de girassol e o extrato de baunilha. 

No centro da taça com os ingredientes secos, faça um buraco (como se fosse um donut) e coloque lá dentro a mistura líquida, adicionando de seguida a manteiga de amendoim. Depois, bata tudo até ficar homogéneo.

Separe a massa do bolo de forma igual pelas duas formas e use uma colher para alisar. Leve as formas ao forno entre 25 e 30 minutos e deixe a arrefecer entre três e quatro minutos depois de as remover. Quando as formas esfriarem, desenforme os dois bolos e a repousar até ficarem frios.

Entretanto, para preparar a cobertura, coloque todos os ingredientes numa taça e bata até ficarem homogéneos. 

Coloque um dos bolos num prato de servir e espalhe metade da cobertura no topo. De seguida, ponha por cima a segunda camada de bolo e espalhe o resto da cobertura, alisando com uma faca para melhorar o acabamento. Por fim, espalhe amendoins e chocolate negro por cima.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos de chocolate, estes mais saudáveis.