NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Em Espinho, há pequeno-almoço servido na praia, showcookings e bengaleiro de peixes

Esta é a primeira edição do Fórum Sem Espinhas. A iniciativa acontece no sábado, 1 de junho, e terá ainda vários debates.
O evento é já este sábado/Foto de Portugal Travel Guide.

É já no próximo sábado, 1 de junho, que acontece a primeira edição do Fórum Sem Espinhas, em Espinho, uma iniciativa promovida pela câmara municipal da cidade onde vai se vai discutir a economia do mar e o turismo. Pode parecer algo sem grande interesse, mas também há espaço para pequenos-almoços servidos na praia e um bengaleiro de peixe. Já explicamos tudo.

O evento acontece no Museu FACE e na Antiga Lota de Espinho, onde vai poder assistir a debates com especialistas, ter experiências gastronómicas, comprar produtos locais no mercado ou participar em showcookings com conhecidos chefs.

Patrícia Borges vai partilhar algumas receitas com cavala e peixe aranha, às 14h30. De seguida, é a vez do chef José Serrano falar da confeção do carapau. A chef Justa Nobre mostra como se preparam lulas e camarão. Os chefs António Loureiro e José Carlos Sengo também vão estar por Espinho.

Antes disso, às 9 horas, o Fórum começa na praia do Bairro Piscatório com o tradicional puxar das redes. Ali é servido um pequeno-almoço típico de pescadores pelas varinas da associação O Mar é Nosso.

Às 10 horas começam os debates com especialistas nacionais e internacionais sobre o futuro do mar, no Museu FACE. Durante todo o dia, na lota, há ainda o mercado de produtos frescos e salgados e uma área dedicada ao street food. A lota terá também o Bengaleiro do Peixe, onde os participantes podem deixar os produtos que compraram para serem amanhados. Só no fim do dia é que vão buscá-los, já prontos a cozinhar em casa.

Os lugares são limitados e os bilhetes podem ser comprados no site da iniciativa. Custam 15€.