NiTfm live

Gourmet e Vinhos

NiT cancela votação sobre o melhor supermercado do País por suspeita de fraude

Perante este facto, a direção da revista escreve o seguinte comunicado.
Infelizmente, a votação foi cancelada.

Na quarta-feira, 19 de fevereiro, a NiT publicou um artigo com uma votação online que desafiava os leitores a escolherem qual é o supermercado em Portugal com os melhores produtos de marca branca. Como os nossos leitores mais atentos sabem, é frequente a NiT publicar este tipo de inquéritos que — apesar de não pretenderem produzir um resultado científico semelhante ao de uma sondagem ou referendo — nos permitem ter uma indicação daquilo que será a opinião dos participantes sobre um determinado tema ligado ao lifestyle. Estes inquéritos são realizados através de um plugin de WordPress, o sistema de gestão de conteúdos utilizado na  nossa plataforma.

O problema é que, no caso concreto desta votação sobre os produtos de marca branca dos supermercados portugueses, a NiT percebeu que houve uma tentativa deliberada de adulteração dos resultados através de um sistema de votação automática. Ou seja, a equipa de programação identificou um padrão de votos num determinado sentido com recurso a rotinas automáticas que produziram votos eletrónicos sistemáticos a partir do mesmo IP, viciando por isso o resultado final do inquérito.

Perante esta situação — e uma vez que este recurso foi utilizado para favorecer mais do que um dos supermercados que faziam parte da lista de votantes —, a direção da NiT decidiu cancelar a votação e não divulgar os resultados finais, como costuma acontecer nestes artigos. Por esse facto, pedimos desculpa a todos os participantes que votaram de forma honesta neste inquérito.  

A nossa decisão não pretende lançar nenhuma suspeita sobre o bom nome das cadeias de supermercados que estavam em análise, até porque obviamente esta situação poderá ter sido provocada sem o conhecimento dos intervenientes. Mas, infelizmente, não seria honesto divulgar quaisquer resultados a partir do momento em que foi identificada esta tentativa deliberada de adulteração do ranking. 

A NiT gostava também de informar os seus leitores de que irá tomar medidas para reforçar a segurança e transparência dos futuros inquéritos online.