NiTfm live

Gourmet e Vinhos

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: abriu no Rossio um circo de conservas

Depois da loja das enguias, a Comur inaugurou em Lisboa um espaço dedicado às sardinhas. Tem muita cor, carrosséis, música e uma roda gigante em miniatura.

Lá dentro só há conservas de sardinha. A loja está divida por década e para cada ano existe uma lata diferente com um acontecimento e nascimento marcantes

No novo circo de Lisboa não há palhaços, malabaristas, mágicos ou trapezistas. Ainda assim tem muita cor, música, carrosséis, uma roda gigante em miniatura e conservas de sardinha. Sim, leu bem, conservas de sardinha. Chama-se O Mundo Fantástico da sardinha Portuguesa, abriu esta quinta-feira, 3 de novembro, e pertence à Comur, a Fábrica de Conservas da Murtosa.

Esta é a segunda loja própria da marca em Lisboa. Depois de em março ter inaugurado um espaço na Baixa só com enguias em escabeche, agora a Comur abre uma loja onde apenas pode comprar sardinha em azeite. Apesar de existirem 100 latas diferentes, o conteúdo é sempre o mesmo: 160 gramas de sardinha em azeite.

100 latas diferentes? Sim, a loja está dividida por décadas e para cada ano (de 1916 a 2016) existe uma lata especifica onde se assinala um acontecimento e um nascimento marcantes. Por exemplo a de 1954 refere a inauguração do Estádio da Luz e também o nascimento de John Travolta e Oprah Winfrey. Já em 1982 estreou o filme de “E.T. — O Extraterrestre”, nasceu o príncipe William e o jogador Kaká.

Se não gostar do acontecimento escolhido para algum dos anos pode deixar uma sugestão na cartola que encontra dentro do espaço. No interior está à vontade para tirar fotografias a tudo, mas o que tem feito mais sucesso desde a abertura são as cartolas com relógios que vão fazer parte do outfit dos empregados. A monta tem feito parar todas as pessoas que passam pelo Rossio, mas são mais os turistas que entram e compram as conservas. Cada lata custa 5€.

Filetes de cavala, truta, salmão fumado, polvo, lulas, mexilhões, atum e bacalhau são outras das conservas que fazem parte do portfólio da Comur. Quem sabe daqui a uns meses não ganham uma loja própria também.

Carregue na foto para conhecer melhor O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa.