NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Esqueça a dieta: há doces regionais imperdíveis em Lagoa, no Algarve

Os Florados de Lagoa são apresentados nos claustros do convento de São José na mostra de doces regionais. Dura cinco dias.
Pode provar os florados de Lagoa.

De 17 a 21 de julho, o convento de São José, em Lagoa, no Algarve, volta a receber a mostra de doces regionais. Nesta 17.ª edição, a novidade é a recuperação de um dos doces de inspiração conventual, os florados de Lagoa, receita guardada desde o século XVIII pelas Irmãs Carmelitas que ocuparam o convento.

A iniciativa, de entrada livre, conta com animação, entretenimento e cultura. Entre as 19 horas e a uma da manhã pode provar centenas de bolos, doces, compotas, mel ou bebidas tradicionais. Durante os cinco dias, sempre às 23 horas, pode ver a peça de rua “Convento Interior”, uma viagem teatral e multimédia com recurso ao videomapping.

No dia 20, pelas 19 horas, irá decorrer uma mesa redonda chamada “Do convento para a nossa mesa”, onde vai ser discutido o passado, o presente e o futuro da doçaria conventual. O evento contará com a escritora Cristina Castro, autora da coleção de livros “A Doçaria Portuguesa”; a doceira regional Cremilde Paias, responsável pela reinterpretação deste doce e sua embaixadora; e alguns representantes de pastelarias, restaurantes e hotéis da região.