NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Mistura Beirão: dois cocktails criativos para ser o melhor barman da família

Durante as próximas semanas, a NiT vai mostrar-lhe 12 receitas de bebidas feitas com o licor português.
Replique as ideias dos participantes.

Quando bebemos cocktails, provamos sabores tão típicos que nos sentimos a fazer uma espécie de viagem até outros países. Foi exatamente isto que sentimos quando provámos as bebidas de autor, irreverentes e originais, dos 12 barmen que estiveram na final do concurso Mistura Beirão, da icónica marca portuguesa de licores — Licor Beirão.

Durante sete minutos, os participantes puderam explicar a origem dos ingredientes que utilizaram com a icónica marca portuguesa de licores, dedicar a bebida a alguém especial e inventar ou contar uma história sobre as cidades onde nasceram. 

Se quiser treinar para ser o melhor barman lá de casa, sugerimos que aprenda com quem sabe realmente o que faz. Já lhe apresentámos os cocktails Bérrio e Essência; e os cocktails Branca de Neve e Iva. Mas não vamos ficar por aqui. Durante as próximas semanas, a NiT vai continuar a dar-lhe todas as receitas completas dos cocktails apresentados na final do Mistura Beirão. Depois, basta replicá-las em sua casa. 

Comecemos pelo cocktail Álamo, de Elvis Nunes. É uma bebida fresca, de sabores leves e exóticos, que se inspira na natureza. Tal como a receita do Licor Beirão, o cocktail Álamo provém do caráter familiar que lhe deu origem. “O meu cocktail representa amor, convívio e partilha — tal como o Beirão”, explica Elvis Nunes.

O cocktail Jardim do Sr. José, de João Alexandre, é uma homenagem à Quinta do Meiral, na Lousã, onde José Carranca Redondo misturou na perfeição as plantas aromáticas para criar o Licor Beirão. “O Jardim do Sr. José é conhecido pela grande variedade de plantas e árvores. O que muita gente não sabe é que contém um segredo. Por ser segredo não podemos revelar as plantas que se encontram dentro da cerca, só podemos degustar”, afirma João Alexandre.

Carregue na galeria para conhecer melhor os dois concorrentes do Mistura Beirão e saber quais foram os ingredientes utilizados e o modo de preparação dos cocktails.

Este artigo foi escrito em parceria com a Licor Beirão.