NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Mistura Beirão: aprenda a fazer os cocktails mais originais da temporada

Durante as próximas semanas, a NiT vai continuar a mostrar-lhe as receitas de bebidas feitas com o licor português.
Vai ser o rei da festa.

Foi na Quinta do Meiral — local onde o Licor Beirão é produzido —, na Lousã, que cada um dos doze participantes do concurso Mistura Beirão preparou um incrível cocktail de autor em apenas sete minutos.

Durante esse tempo, tiveram oportunidade de explicar a origem dos ingredientes que utilizaram e a sua mistura com o Beirão, dedicar a bebida a alguém especial, inventar ou contar uma história para a explicar ou fazer referência às cidades onde nasceram.

Já lhe apresentámos os cocktails Bérrio e Essência; os cocktails Branca de Neve e Iva; e os cocktails Álamo e Jardim do Sr. José. Durante as próximas semanas, vamos continuar mostrar-lhe as receitas completas dos doze cocktails apresentados na final do Mistura Beirão por cada concorrente. Depois, basta armar-se em profissional e replicá-las em sua casa.

Esta semana vamos dar-lhe duas novas bebidas de autor: o Trinus, de Filipe Sustelo; e o 1916, de Gonçalo Bragança.

Trinus significa “viagem” em latim e surge do objetivo de criar um cocktail intemporal, com sabores bem portugueses e que nunca passam de moda, como a laranja, o manjericão e o Vinho do Porto. “O Trinus é composto por produtos tipicamente portugueses e sobretudo da minha região, o Algarve, onde a cultura mediterrânica está fortemente marcada”, explica Filipe Sustelo, barman no Passion Bar, em Albufeira.

O cocktail 1916, de Gonçalo Bragança, é uma homenagem ao verdadeiro pai do Licor Beirão — José Carranca Redondo. “Há números mágicos e há séculos que parecem não passar quando quem neles viveu estava à frente do seu tempo”, afirma Gonçalo Bragança.

Carregue na galeria para conhecer melhor os dois concorrentes do Mistura Beirão e saber quais foram os ingredientes utilizados e o modo de preparação dos cocktails.

Este artigo foi escrito em parceria com a Licor Beirão.