NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Mistura Beirão: 2 cocktails espetaculares para impressionar a família e os amigos

Durante as próximas semanas, a NiT vai mostrar-lhe 12 receitas de bebidas feitas com o licor português.
Só precisa de algum treino.

Foi na Quinta do Meiral, Lousã, local onde o Beirão é produzido, que cada um dos doze finalistas do concurso Mistura Beirão preparou um cocktail de autor, irreverente e original, que incluísse o Licor Beirão ou Beirão D’Honra.

Durante esse tempo, puderam explicar a origem dos ingredientes que utilizaram com a icónica marca portuguesa de licores — Licor Beirão —, dedicar a bebida a alguém especial e inventar ou contar uma história sobre as cidades onde nasceram. Tudo isto em apenas sete minutos. 

Se quiser aprender com os melhores e treinar para ser um barman profissional — ou simplesmente surpreender os amigos e a família em casa —, este artigo é para si. Já lhe apresentámos os cocktails Bérrio e Essência e, durante as próximas semanas, vamos continuar a dar-lhe as receitas completas dos cocktails apresentados na final do Mistura Beirão por cada concorrente. Depois, basta replicá-las em sua casa. 

Desta vez, vamos apresentar-lhe duas novas bebidas de autor: o cocktail Branca de Neve, de Fábio Madeira; e o cocktail Iva, de Pedro Pita. 

O primeiro, como o nome indica, é baseado no mítico filme da Disney, “Branca de Neve e os Sete Anões”. Branca de Neve é um cocktail fresco, de sabores leves e frutados, em que o protagonista é o Beirão D’Honra. “Assim como no filme, o Licor Beirão passou por fases complicadas, fases estas superadas pelo amor, e se não fosse pelo amor, certamente não estaríamos aqui”, explica Fábio Madeira.

O cocktail Iva é uma bebida que celebra a amizade. O objetivo de Pedro Pita foi homenagear um amigo que nasceu na Índia e que conheceu em Coimbra. Para isso, decidiu misturar algumas especiarias orientais com sabores mais ácidos, como os sumos de maracujá e lima. “Este cocktail é o espelho de uma amizade. A ideias surgiu em Coimbra, mas a história começou na Índia, passou por Moçambique e só finalmente veio para Portugal”, conta Pedro Pita.

Carregue na galeria para conhecer melhor os dois concorrentes do Mistura Beirão e saber quais foram os ingredientes utilizados e o modo de preparação dos cocktails.

Este artigo foi escrito em parceria com a Licor Beirão.