NiTfm live

gourmet e vinhos

Mercadona vai abrir um supermercado em Lisboa

Um dos próximos objetivos da marca espanhola é abrir 20 lojas por ano. O espaço da capital deverá ser inaugurado em 2022.
A primeira loja de 2020 abre em Aveiro.

Lisboa terá de esperar mais dois anos, mas vai mesmo receber uma loja da Mercadona. A conhecida cadeia espanhola, que chegou a Portugal em 2019, vai começar a expansão para outras zonas do País nos próximos anos. Em 2020, deverão abrir mais 10 supermercados. Depois, o objetivo é passar a inaugurar 20 lojas por ano.

“Vamos abrir 10 lojas em 2020 e 10 em 2021. A partir de 2022, vamos abrir 20 lojas até chegarmos às 150”, disse Juan Roig, CEO da Mercadona, ao “HiperSuper”, que esteve presente no evento que a cadeia organizou em Valência, Espanha, para a apresentação dos últimos resultados da marca.

No primeiro ano de atividade em Portugal, a Mercadona teve uma faturação superior a 32 milhões de euros. Com a abertura das primeiras 10 lojas no País, foram criados 900 postos de trabalho e estabelecidos contratos com 300 fornecedores portugueses. O investimento global, nesta primeira fase, ascendeu aos 150 milhões de euros. Para o Estado, a cadeia espanhola contribuiu com 11 milhões de euros em impostos.

Ainda este ano, a cadeia vai investir 1.800 milhões de euros na abertura de 69 lojas em Espanha, 10 em Portugal e ainda a renovação de 160 supermercados, que serão adaptados para um modelo de loja mais eficiente.

É em Aveiro que abre a primeira Mercadona de 2020 em Portugal. A inauguração está marcada para 24 de março. Tal como já tinha sido divulgado, todos os espaços que a Mercadona vai abrir em Portugal durante os próximos meses serão diferentes dos primeiros que chegaram.

Uma das alterações será no preço dos artigos, que serão mais baixos. Esta medida irá abranger as várias áreas do supermercado, como bebidas, alimentação, produtos de limpeza, fruta, peixe ou talho.

Outra das mudanças nas futuras lojas tem a ver com a diminuição da área útil. Os primeiros espaços da marca no País contam em média com 1900 metros quadrados e mais de oito mil artigos, tal como em Espanha. Os novos irão apresentar 1600 metros quadrados e cerca de cinco mil artigos.

É no norte do País que irão surgir todos os novos espaços da cadeia. Santo Tirso, Ermisende, Trofa e Paços de Ferreira são algumas localizações para as próximas aberturas da Mercadora.