NiTfm live

gourmet e vinhos

Melgaço volta a ser a capital do espumante este fim de semana

A 5.ª edição da festa decorre de 22 a 24 de novembro com provas comentadas e show cooking com chefs Michelin.
Um brinde com espumante em Melgaço.

A vila de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, vai tornar-se uma verdadeira montra de espumantes à base da casta Alvarinho. O evento acontece durante os dias 22, 23 e 24 de novembro, sexta, sábado e domingo.  A quinta e maior edição de sempre da Festa do Espumante decorre no Largo do Mercado de Melgaço.

Este ano, a área de exposição tem mais de 300 metros quadrados. À variedade de espumantes provenientes de Monção e Melgaço juntam-se expositores com produtos regionais como enchidos, fumeiro, queijos e doces.

Durante o evento, o restaurante Chafarix / DOP Mate vai apresentar 30 propostas gastronómicas de acordo com a tradição de Melgaço e do Alto Minho. Além disso, a festa vai ter sessões de cozinha ao vivo com chefs com estrela Michelin, como Óscar Geadas e Vítor Matos, e também com João Cura e Rui Ribeiro.

Há provas comentadas com o sommelier Manuel Moreira com muitas dicas práticas para os apreciadores de espumantes. Para participar, só tem de comprar o copo oficial do evento, que custa 2,50€. A festa vai ter música ao vivo. Rui Afonso, Bruno Pereira e is DJ John Fan e Pedro Simões (da RFM) são os convidados.

A Festa do Espumante do Melgaço começa na sexta-feira, 22 de novembro, às 11 horas e vai até às duas da manhã. No sábado, 23 de novembro, termina no mesmo horário, mas começa um pouco mais tarde, ao meio-dia. No domingo, 24 de novembro, decorre entre as 12 e as 18 horas. A entrada é livre.