NiTfm live

gourmet e vinhos

Este jogo de cartas foi criado por um português (e põe toda a gente a beber)

Chama-se FillingUp e é um drinking game para jogar com os amigos em festas ou numa simples saída. Foi lançado em fevereiro.
No final pode mandar todos os amigos beber os shots.

Giovanny Rodrigues é daquelas pessoas que precisam sempre de um motivo para beber quando saem com os amigos. É português, tem 26 anos, e foi durante o Erasmus que fez na Polónia que teve a ideia de criar o FillingUp, um drinking game com cartas, o primeiro do género. O objetivo é colecionar imagens especiais do baralho para, no final, obrigar os vários jogadores a beberem shots.

Assim que chegou a Wroclaw, na Polónia, em 2015, reparou que se bebia muito. “Tinha de arranjar uma forma de conseguir passar as noites. O Rings of Fire e o Truth or Consequences foram alguns que joguei. Eram online e depois pensei que não havia nada do género em cartas.”

Foi assim que começou a construir a ideia do FillingUp. Os testes com os amigos começaram em 2017, mas só no ano seguinte é que conseguiu concretizar tudo. Em fevereiro deste ano, este estudante de engenharia informática na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e que agora trabalha como programador de web developer em Lisboa apresentou finalmente o projeto.

As cartas têm todas desenhos originais feitos a partir de esboços do próprio Giovanny Rodrigues. “Desenhei todas em papel e depois passei a uma equipa de designers para os fazer em computador.” A primeira edição do FillingUp foi impressa em Itália. Por enquanto, apenas com um mês de lançamento, já vendeu 15% do stock. 

O jogo apenas está disponível em inglês, visto que um dos objetivos é o mercado internacional. Mas Giovanny já pensa numa versão em português.

“O baralho tem 60 cartas, isso foi uma das coisas que defini ao início só porque era o número que usava no meu deck de Magic.” 

Como se joga ao FillingUp?

O jogo começa com quatro shots para cada jogador com a bebida favorita de cada um. Depois, cada jogador recebe quatro cartas do baralho, no caso de serem, por exemplo, quatro jogadores. O resto fica numa pilha ao centro da mesa.

Em seguida, cada um dos jogadores retira à vez uma carta deste molhe. Na sua jogada pode jogar uma das cartas que tem na mão e mandar sempre alguém beber — ou só os homens ou só as mulheres, por exemplo. Se não quiser fazer nada, é obrigado a dar um gole num dos copos que tem à frente.

Convém que seja uma bebida que não goste.

O jogo termina quando não existirem mais cartas no baralho. No final, todos mostram as cartas e quem conseguir colecionar todas as quatro cartas especiais, pode distribuir os shots por quem quiser. Se isso não acontecer,  cada jogador bebe os shots correspondentes ao número de imagens especiais que tiver. Depois é baralhar tudo novamente, encher os copos e voltar a repetir o processo.

Pareceu confuso, certo? Agora imagine fazer isto enquanto bebe. Seja como for, o melhor mesmo é ler as regras que vêm com a caixa.

O FillingUp está à venda através da página de Facebook ou do site da empresa. Custa 19,99€ e chega a todo o País através dos correios. 

localização, contactos e horários

site e redes sociais