NiTfm live

gourmet e vinhos

Há uma nova Bimby no mercado — e vai ajudá-lo a fazer pratos Michelin

Entre as novas funcionalidades está a opção sous vide, que permite cozinhar alimentos em vácuo a baixa temperatura.
Também há um modo fermentação para fazer iogurtes.

Ter a nova Bimby em casa é quase a mesma coisa do que pedir ajuda aos chefs José Avillez e Henrique Sá Pessoa para cozinhar. O modelo TM6 traz funcionalidades inéditas. Entre elas está a opção sous vide, que prepara alimentos em vácuo a baixa temperatura. A recente versão já se encontra disponível nas lojas da marca — há 15 em todo o País — e também no El Corte Inglés de Lisboa.

Misturar, amassar, bater, ferver, cozinhar o vapor ou picar são coisas que a Bimby TM6 faz de olhos fechados. Além do sous vide e da opção slow cooking, para preparações a baixa temperatura, tem uma função oposta para temperaturas elevadas. Conseguirá assim diversos pontos de açúcar e caramelo, ou, mais simples, dourar uma cebola em poucos minutos.

A fermentação é outro dos modos deste modelo. Fazer iogurtes e até kimchi, típico na culinária asiática, são algumas das opções deste robot de cozinha. Foram também feitos alguns melhoramentos: o copo é agora mais fácil de usar e mais silencioso, a espátula é de um material mais maleável.

O copo tem capacidade para 2,20 litros. Já a Varoma, para cozer a vapor, tem 3,30 litros. Na Bimby TM6 será possível aceder, no ecrã, durante seis meses ao portal de receitas Cookidoo, um livro digital com mais de 40 mil sugestões — ideias não vão faltar. É ainda fácil sincronizar a máquina com o computador, tablet e smartphone.

O robot custa 1275€. Inclui todos os acessórios, um livro de boas vindas e uma demonstração gratuita.