NiTfm live

Gourmet e Vinhos

O festival do cogumelo está de volta ao Fundão

Vai lá estar Pedro Jorge, o icónico concorrente do “Masterchef Junior”, para apresentar um live cooking.
Há muitas especialidades para provar.

Pelo 11.º ano consecutivo, a aldeia de Alcaide, no Fundão, volta a receber o Míscaros – Festival do Cogumelo. O evento está marcado para os dias 15, 16 e 17 de novembro, de sexta-feira, a domingo. O objetivo é  promover o património fúngico, paisagístico, cultural e ambiental de toda a serra da Gardunha.

Durante três dias, há live cookings, workshops, passeios micológicos, focados na especialidade de biologia que estuda os fungos, exposições e muitas animações nas ruas, que vão estar enfeitadas com mais de 300 espécies de cogumelos. O destaque vai para os míscaros, que dão nome ao festival e que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.

Há várias receitas de cogumelos para experimentar, espalhadas pelas 60 tasquinhas da aldeia que se juntam à iniciativa. No fim, uma dessas especialidades vai vencer o concurso de melhor prato do festival, escolhido por um júri composto por dois chefs e um crítico gastronómico.

Uma das maiores atrações vai ser o mega almoço de domingo, onde é servida uma receita de arroz de míscaros por apenas 1€. O festival terá apenas materiais biodegradáveis, copos de origem vegetal e até um espaço para os miúdos, a Micolândia, onde podem brincar mas também aprender mais sobre o meio ambiente.Po ali vai estar Pedro Jorge, o icónico concorrente do Masterchef Junior, no sábado (16) às 14 horas, para apresentar um live cooking.

A entrada no Míscaros – Festival do Cogumelo é gratuita. Pode saber mais sobre o evento e consultar o cartaz completo na página oficial da organização.