Em apenas duas semanas, três amigos criaram a Evaristo, a nova plataforma que quer ajudar todos os consumidores nas idas aos supermercados. Na prática funciona como o Waze, já que é com informação dada pelos vários utilizadores que indica os tempos de espera nas lojas, bem como o stock dos principais produtos procurados.
A escolha do nome do projeto veio da célebre frase “ó Evaristo, tens cá disto?” do filme “O Pátio da Cantigas”. “A ideia surgiu em juntar o tempo de espera e o stock dos produtos, dando assim opção ao utilizador para eventualmente escolher um outro supermercado se necessitar do produto ou então se não quiser um tempo de espera tão grande”, explica à NiT Gustavo Silva, 26 anos, um dos responsáveis do projeto.
A ele juntou-se ainda Tomaz Saraiva, 34, e Rosana Vargem, 22, todos ligados à área do design e da programação. Juntamente, e em conversas com amigos, perceberam que começam a ser comuns as situações de idas a supermercados onde depois se verificavam filas e a falta de produtos que iam comprar. “Optariam por outro supermercado? E se acontecesse o mesmo?”, perguntaram-se e a resposta veio em forma de site.
Neste momento contam em sistema com mais de 1940 supermercados de várias cadeias. Tem o Continente, Liberty American Store, Supercor, Lidl, Auchan, E.Leclerc, Brio, Intermarché, Minipreço, Froiz, Meu Super, Apolónia, Ten to Ten, Aldi e Pingo Doce, em todo o País.
Assim que entra na Evaristo, encontra uma barra, uma espécie de motor de busca. Aí escreve o nome da cadeia seguida da localidade onde está. Depois em cada supermercado é lhe indicado o tempo de espera e o stock dos produtos. A aplicação só ficou disponível na quinta-feira, 1 de abril, e ainda não tem muitos utilizadores.
É pedido a quem a use que atualize a informação dos produtos. Tem os separadores normal, pouco ou nada. Há referências a pão, arroz, massas, peixe, carnes, ovos, leguminosas, azeite ou iogurtes, tudo bens essenciais.
É lhe ainda dada informação relativa à morada, horário e também é redirecionado para o site da marca, caso exista a possibilidade de compras online.
“Será importante para evitar filas e desta forma reduzir a concentração de pessoas. Vai dar a possibilidade de evitar estar à espera para comprar um produto que não está disponível, dando assim a hipótese de escolher outro supermercado com stock ou com um tempo de espera menor.”
A plataforma Evaristo está ainda a dar os primeiros passos, mas o objetivo é continuar depois deste período da pandemia, com um outro foco diferente que ainda será definido.