NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Estas são as 7 Maravilhas Doces de Portugal

A gala onde foram eleitos os sete magníficos do País aconteceu este sábado, em Montemor-o-Velho.
Spoiler alert: as roscas de Monção estão lá.

Já conhece alguns ou a maioria, provavelmente já os provou — e se os nomes apenas lhes soam familiares, saiba que tem mesmo de os experimentar. Portugal tem dezenas de iguarias doces que são verdadeiros tesouros nacionais e estas são, por eleição dos cidadãos, as sete melhores.

A final do evento 7 Maravilhas Doces de Portugal aconteceu este sábado, 7 de setembro, numa gala em Montemor-o-Velho transmitida pela RTP. O evento tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e pretende distinguir “o produto endógeno, a marca da terra, a preservação da qualidade dos ingredientes e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições”.

O vencedores foram escolhidos segundo votação por telefone e, segundo o “Público“, eles são: A Crista de Galo (Vila Real), o Folar de Olhão (Faro), o Bolinhol de Vizela (Braga), a Amêndoa Coberta de Moncorvo (Bragança), o Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho (Bragança), as Roscas de Monção (Viana do Castelo) e os Charutos dos Arcos de Valdevez (também Viana do Castelo). 

Houve ainda menções honrosas os Ovos Moles de Aveiro, Pastel de Tentúgal (Coimbra),​ Porquinho Doce (Beja), ​Filhós de Cabrela (Évora), Brisa do Liz (Leiria)​​, Bons Maridos (Santarém) e Barrigas de Freira (Aveiro)​.