NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Esta é a melhor forma de conservar os ovos que sobraram da Páscoa

Esqueça o frigorífico, ele vai alterar o sabor do chocolate e atrair os fungos e manchas brancas.
Para não deixar o chocolate estragar.

A Páscoa já passou, mas isso não significa que todos os ovos de chocolate que recebeu nas últimas semanas tenham de ser devorados numa corrida contra o prazo de validade. Se ainda estiver com a casa recheada de chocolates, saiba que o melhor local para guardar os ovos — ou o que sobrou deles — não é o frigorífico, até porque ele pode alterar o seu sabor

A temperatura e a humidade são factores essenciais para manter a boa saúde dos ovos de Páscoa. Os que tiverem recheio devem ser comidos em primeiro lugar. Os que tiverem apenas chocolate, podem ficar para o fim.

Mas se o objetivo é mesmo guardá-los durante o maior período de tempo possível, siga estas simples dicas da NiT. 

Guarde o ovo de chocolate num lugar seco

É importante armazenar o produto num local seco, arejado e sem exposição à luz natural ou artificial. A despensa, por exemplo, é um ótimo local.

Mantenha a embalagem

Se já tiver aberto o ovo, pode embrulhar o chocolate na própria embalagem do produto. Se já deitou fora a versão original, use folhas de alumínio. O mais importante é manter o chocolate bem isolado.

Em caso de dúvida, escolha potes de vidro

Os potes de vidro não deixam cheiro e são fáceis de limpar. Mas antes de usar um destes pontes, lave e seque bem cada recipiente. Depois, guarde as sobras já embaladas dentro dos potes.

Coma primeiro os ovos caseiros ou com recheio

Naquele momento crucial em que tem de decidir qual é o ovo de chocolate que vai comer primeiro, escolha os caseiros ou os que tiverem recheio. Os ingredientes destes ovos costumam perder a validade mais depressa do que os simples. Idealmente, eles devem ser consumidos até sete dias depois de terem sido feitos. No caso dos ovos mais simples, podem ser comidos até um mês. Mas o melhor é consultar sempre a validade na embalagem.

Temperatura ideal

A temperatura ideal para manter o chocolate intacto, sem alterar o seu sabor e a consistência, é entre 13ºC e 23ºC. Por isso, pode e deve manter os ovos à temperatura ambiente.

Esqueça o frigorífico

Evite guardar os ovos de chocolate no frigorífico. A baixa temperatura e a alta humidade alteram o seu sabor e fazem com que seja mais fácil aparecerem fungos e manchas brancas.

Se, por outro lado, já está enjoado de todos este ovos da Páscoa, mas não consegue viver sem comer chocolate, pode sempre utilizar as sobras para fazer receitas de bolo, mousse ou ainda transformá-las em toppings.