NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Nesta festa em Aveiro há ostras, leitão da Bairrada e muito espumante

Acontece a 25 de maio, no sábado, com degustação das duas especialidades. Há ainda música e showcooking.
Camas de rede para relaxar.

“Ostras e Bairrada” é um evento que junta dois sabores improváveis. No sábado, 25 de maio, o espaço da Ostraveiro, em Aveiro, com vista para a ria, recebe uma prova especial com ostras e leitão da Bairrada, entre as 16 e as 20 horas.

Cada um dos participantes paga 40€ para poder degustar ostras servidas ao natural, gratinadas, panadas e em vinagrete; uma sandes de leitão do produtor Agostinho Vidal; e espumantes de produtores da Bairrada. São Domingos, Primavera, Quinta do Abibes, São João, Messias e Central da Bairrada são algumas das garrafas que poderá provar.

O chef Gustavo Lucena e Vale, do restaurante Quinta de Santo António, em Aveiro, vai fazer um showcooking para demonstrar as diferentes formas de preparar o molusco. A programação do evento inclui ainda um DJ set e um saxofonista. A lotação é para 140 pessoas.

O Ostraveiro é um esconderijo que fica a poucos minutos da cidade e que apenas está acessível de barco numa travessia que demora dois minutos. Os guias visitas de 45 minutos que contam a história e o processo de criação das ostras, que são produzidas diariamente numa área com cerca de oito hectares. No final do passeio, chegam as provas, claro.

Há ainda uma zona com camas de rede para relaxar e um bar de madeira sobre a água, para pedir um gin. Através de reserva prévia, o Ostraveiro propõe várias atividades ligadas aos costumes e às tradições locais, como um passeio de barco pela ria de Aveiro com degustação de ostras e outras especialidades.

As reservas podem ser feitas pelo número de telefone 913 453 876 e pelo email geral@nullostraveiro.com .