NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Funcionários do Continente, Jumbo e Pingo Doce vão fazer greve a 1 de maio

Querem aumento dos salários e o encerramento das superfícies ao domingo.
Não arrisque em ir até lá.

Na quarta-feira, 1 de maio, não vale a pena ir ao supermercado. Há a hipótese de chegar lá e a superfície estar fechada ou a funcionar com serviços mínimos. Esta terça-feira, 23 de abril, os funcionários do Jumbo, Pingo Doce, Continente e Minipreço anunciaram que vão fazer greve nesse feriado, Dia do Trabalhador.

O pré-aviso foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), que exige às empresas e à Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho, cuja negociação se prolonga há 31 meses.

A ideia é que haja um aumento de salários e o encerramento dos hipermercados aos domingos e feriados. O comunicado citado pelo site da “TVI 24”, diz que o CESP denuncia “os comportamentos que as empresas de distribuição já estão a ter, uma vez mais, de pressão e tentativa de intimidação dos trabalhadores”.

“Além disso, o sindicato alerta para o facto de as empresas estarem a organizar ‘lanches, almoços e festas’ dentro dos supermercados para comemorar o Dia do Trabalhador ao invés de encerrarem no primeiro de maio, respeitando o direito dos trabalhadores”, lê-se na mesma publicação.

Tal como a NiT noticiou esta terça-feira, 23 de abril, foi criada uma petição pública para encerrar os centros comerciais aos domingos — que à hora da publicação do artigo já tinha mais de 30 mil assinaturas. Diz a legislação que “qualquer petição subscrita por um mínimo de mil cidadãos é, obrigatoriamente, publicada no Diário da Assembleia e, se for subscrita por mais de quatro mil cidadãos, é apreciada em Plenário da Assembleia”. Quer isto dizer que a medida vai ser discutida em breve.