Gourmet e Vinhos

Como fazer um folar delicioso e sem glúten

Se sempre quis arriscar a sorte com o ovo do folar mas não quer consumir glúten, temos boas notícias. Este folar, todos podem comer.

A Páscoa está a aproximar-se e com ela vem a nossa desgraça. Já se sabe que nesta altura não se pode negar (é quase pecado capital) os docinhos e os pratos feitos pela mãe e pela avó. Portanto, este ano não sendo exceção, recomendamos-lhe que se deixe levar pelas delicias que caracterizam a época, com um aliado à medida.

Uma das novas tendências da alimentação, a par com outras como o vegetarianismo ou a abolição de alimentação com açúcar, é a de alimentos sem glúten. Para além de o consumo desta proteína ser interdito a pessoas alérgicas à mesma, a redução do consumo de glúten pode trazer inúmeros benefícios. Maizena é a alternativa à farinha comum porque não contém glúten e é, por isso, a solução perfeita para os pratos de Páscoa. Descubra muitas outras receitas sem glúten, com novas formas de usar Maizena nos cozinhados, na página de YouTube da marca.

A Maizena pode ser usada em diversos pratos, doces ou salgados com ou sem glúten. Desde molhos (como o  bechamel), que ficam mais aveludados e sem grumos, a bolos mais leves e mais fofos. Pode também deixar os fritos mais sequinhos e as sopas mais cremosas.

Deixamos-lhe uma sugestão: um folar sem glúten com pepitas de chocolate. E, caso seja mesmo intolerante ao glúten, fique descansado, porque esta receita está certificada pela APC – a Associação Portuguesa de Celíacos

Ingredientes (para seis pessoas):

— 100 gramas de Maizena
— 500 gramas de preparado para pão sem glúten
— 1 Saqueta de Fermento de Padeiro
— 150 ml de Leite morno
— 50 gramas de creme vegetal amolecido
— 2 Ovos
— 100 gramas de Açúcar
— uma pitada de sal
— Canela q.b.
— 1 embalagem de pepitas de chocolate preto
— 1 ovo para pincelar
— 1 ovo para decoração

Modo de preparação:

Numa taça junte Maizena, a farinha para pão sem glúten, a saqueta de fermento, o leite morno com o creme vegetal, os ovos batidos, o açúcar, a pitada de sal e a canela. Misture bem.

Acrescente as pepitas à massa. Forme uma bola e tape a taça com um pano. Deixe levedar por 15min.

Retire um pedaço pequeno de massa. Amasse bem a restante massa, forme uma bola e faça um pequeno buraco no centro.

Coloque os 2 ovos no centro e com a restante massa faça dois rolos e coloque por cima.

Pincele com ovo e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC. por 40 minutos.

Este artigo foi escrito em parceria com a Maizena.
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo