gourmet e vinhos

Chef Hernâni Ermida: “Há pessoas que me tratam por Senhor do Lidl”

Está há 10 anos a cozinhar todas as semanas no “Você na TV”, da TVI. E foi na RTP que começou a fazer pratos na televisão onde até ralou uma rolha quando não tinha noz moscada.

É mais conhecido na TVI, mas foi na RTP que começou, e até passou na SIC.

Todas as quartas-feira, o chef Hernâni Ermida, 62 anos, acorda às quatro e meia da manhã. Tem de apanhar o Alfa Pendular cedo para chegar a tempo de preparar mais uma receita no “Você na TV”, o programa das manhãs da TVI. Há 10 anos que aparece ao lado de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. “Sou um privilegiado em trabalhar com dois monstros da televisão”, diz à NiT o chef. Tem o cuidado de perguntar sempre à produção com quem é que vai estar em direto.

“Se um está sozinho é mais fácil para mim. Tento sempre agradar aos dois, mas claro que a preocupação final é agradar ao público em casa.” Nos últimos anos é na TVI que podemos ver o trabalho do chef em televisão, mas foi na RTP que começou. Os programas eram gravados, só passaram em direto com a entrada de Manuel Luís Goucha, e o chef chegou mesmo a ralar uma rolha quando não tinha noz moscada.

É natural de Barrô, uma freguesia de Resende, e desde muito pequeno que começou a ajudar os pais em casa. Fazia a comida para os irmãos e os trabalhadores dos terrenos. “Os trabalhadores só muito tarde perceberam que era eu que fazia a sopa. Pensaram que era a minha mãe que deixava feita.”.

Aos 12 anos vai viver sozinho para o Porto. É aí que tem o seu primeiro trabalho, na cozinha de um hotel a lavar tachos. Chega a emigrar para França, onde tirou uma formação, e depois de um estágio em Londres foi trabalhar para a os Estados Unidos da América em barcos. Ia apenas por oito meses, mas acabou por ficar nove anos. “Foram os melhores anos da minha vida.”

Tem 14 livros editados, apenas dois de autor. Só teve um restaurante no Porto, o Meeting, mas percebeu que não queria ter mais nenhum espaço. “Eu não sou líder, eu não sei mandar, não sei gritar com as pessoas. Sou melhor gestor do que líder”.

As pessoas conhecem-no mais da TVI e do “Você na TV!”, mas foi na RTP que começou.
Estava em Vila Nova de Gaia a trabalhar no Novotel Porto Gaia. O Rui Calçada era o chef e depois foi para o Penha Longa como chef executivo. Eu fiquei e depois apareceu-me um convite da RTP Porto. Era para gravar um programa, com uma apresentadora, Maria João Carreira. Correu muito bem a sua passagem pela “Praça da Alegria”. Os programas eram gravados. Chamaram para gravar mais um, e depois mais dois e aquilo foi desenvolvendo até que começaram os diretos. Foi quando o Manuel Luís Goucha começou a trabalhar na RTP.