gourmet e vinhos

O bolo de chocolate com maionese que vai ser um sucesso

Até os mais céticos vão gostar, palavra de NiT. Na redação não sobrou uma migalha sequer.

Do bolo de chocolate com maionese não restou uma migalha na redação da NiT para contar o quão incrível era. Se não tivéssemos dito o que levava, mais depressa chegava a fatia da vergonha, que neste caso foi muito disputada. Mas é mesmo com maionese? Sim, um frasco inteiro. Para compensar não leva ovos, mas de resto o processo é bastante simples.

Açúcar, farinha, cacau em pó. Onde é que já viu isto? Numa qualquer receita de bolo de chocolate. Pois aqui estes ingredientes também são necessários. O creme por norma de faz com açúcar e ovos, aqui é feito com a maionese. Quando mais bater, mas cremoso vai ficar o bolo.

Depois de cozido pode acrescentar o que quiser. Fizemos uma decoração simples com morangos e granulado de chocolate. Um creme com manteiga e açúcar em pó, chantilly e até doce de morangos também não são más opções. Na loucura até o pode dividir em dois e rechear. E não de preocupe que não sabe a maionese. É sucesso garantido.

Do que precisa:

  430 ml de maionese

— 250 g de açúcar

— 350 g de farinha

— 100 g de cacau em pó

— 1 colher de chá de fermento

— 200 ml de café

— 1 tablete de chocolate de leite

Como se faz

Comece por bater a maionese com o açúcar até ficar um creme fofo. De seguida junte a farinha e o cacau peneirados. Misture e adicione o fermento. Volte a misturar, acrescente o café e por fim junte a tablete de chocolate partida aos pedaços pequenos. Leve ao forno a 180º durante 25 minutos ou até estar cozido. Decore com morangos e granulado de chocolate.

Este vídeo foi realizado no espaço d’A Loja dos Cozinheiros pela produtora de multimédia Janela Discreta.