NiTfm live

gourmet e vinhos

As pavlovas mais famosas do Porto fazem-se com apenas 4 ingredientes

A responsável pela Miss Pavlova ensinou a preparar o doce no Instagram. Todas as semanas chegam novas sugestões.
Foto de Instagram Miss Pavlova.

O lemon curd foi a primeira receita partilhada por Ana Maio no “Na Minha Cozinha”, a nova rubrica semanal que tem no Instagram da Miss Pavlova, do qual é responsável. Pode juntá-lo a tostas, marinheiras ou a bolachas, ou às ditas pavlovas — que Ana também já ensinou a fazer.

São um dos doces mais conhecidos da cidade e apesar de não os poder provar nas próximas semanas, já os pode fazer em casa. O melhor de tudo é que só precisa de quatro ingredientes para esta receita. As pavlovas são simples, mas ficarão ainda melhores se seguir os conselhos de Ana Maio, que deixamos neste artigo.

À base de merengue pode depois juntar os seus doces favoritos. O lemon curd é uma das sugestões, mas também pode acrescentar natas, iogurte grego, frutas, como morango ou mirtilos, e até um chocolate derretido.

A receita é de Ana Maio, da Miss Pavlova, que está a partilhar novas sugestões todas as semanas no Instagram.

Do que precisa

4 claras

220 gramas de açúcar branco

2 colheres de chá de farinha Maizena

1 colher de chá de vinagre

Como se faz

Comece por pré aquecer o forno a 180ºC. Numa batedeira bata as claras a uma velocidade média até formar picos. Depois, adicione o açúcar, sem parar de bater. Aumente a velocidade e bata por mais três a cinco minutos até formar picos firmes. Acrescente o vinagre e bata mais um pouco. A textura do merengue deve ficar firme e brilhante. Cuidadosamente, adicione ao merengue a farinha Maizena peneirada e envolva com o auxílio de uma espátula, ou na batedeira, a uma velocidade baixa. 

Forre um tabuleiro com papel vegetal. Despeje o merengue para um saco pasteleiro e faça pequenos globos alisando o topo de forma côncava. Coloque o tabuleiro no forno e baixe a temperatura para 150ºC. Coza os merengues durante 30 minutos. O tempo e a temperatura podem ser ser adaptados consoante o tipo de forno.

Quando o tempo terminar, desligue o forno e deixe a porta entreaberta para que as pavlovas arrefeçam totalmente dentro do forno. Estão depois prontas para rechear como quiser.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de doces que se preparam no forno.