NiTfm live

cafés e bares

Vítor Sobral leva a Padaria da Esquina até ao Restelo — e junta pão com cerveja

É uma das novidades deste novo projeto do chef, o terceiro que inaugura em Lisboa no espaço de dois anos.
Todo o pão é feito com fermentação natural.

“Voltou a haver pão como deve ser”, gritou uma das pessoas que estava a lanchar na nova Padaria da Esquina. Aproveitou o final do discurso de inauguração feito pelo chef Vítor Sobral esta quarta-feira, 14 de novembro, no Restelo, para falar. Este é o terceiro espaço da marca em Lisboa, depois das Padarias de Campo de Ourique e Alvalade. Volta a ter o pão artesanal como destaque, feito em parceria com o mestre padeiro Mário Rolando. Aproveitaram mais uma abertura para lançar uma novidade: pão de cerveja.

A nova Padaria da Esquina fica mesmo junto ao estádio do Restelo. Tem uma pequena esplanada, mas é assim que entra pela porta que se sente o cheiro a pão acabado de fazer. Até podia já ter saído do forno de manhã, mas o cheiro mantinha-se. As técnicas são tradicionais, como a utilização da massa mãe, sem fermentos artificiais e com várias horas de fermentação.

“Quando vim para Lisboa havia umas 30 padarias que faziam pão caseiro. A maioria acabou por fechar e deixou-se de fazer o pão artesanal só com levedura, farinha, água e sal.” Entretanto abriu vários restaurantes na cidade, mas ficou sempre com a ideia de inaugurar uma padaria. “Faltava bom pão e bolos.”

Juntou-se em Lisboa ao mestre padeiro Mário Rolando e criou a Padaria da Esquina. A primeira chegou no verão de 2018 a Campo de Ourique. Depois abriu a do Mercado de Alvalade, em janeiro de 2019. Para este espaço do Restelo juntaram-se também à cerveja Sagres. “É muito bom que existam empresas que olhem para esta área de forma diferente”, continuou Vítor Sobral.

A montra está cheia todos os dias.

Todos os dias, aquele espaço e também as restantes padarias da marca vão ter um pão especial criado com alguns dos ingredientes da cerveja. “A base do pão e da cerveja é a mesma, com cereal, água e levedura. Para esta proposta foi usada uma Bohemia, uma cerveja mais gastronómica”, explica à NiT Filipa Santos, beer sommelier.

“Foi muito fácil trabalhar com os ingredientes da cerveja. Usamos levedura e mosto de cerveja para o pão que fica a levedar durante 24 horas antes de ir ao forno”, diz Mário Rolando. Há sempre uma variedade mais clara e outra mais escura para experimentar.

As restantes estão sempre a mudar. É olhar para a vitrine para ver o que está disponível. Saloio, de quinoa e papo seco são algumas das opções. Pode pedir para fatiar e levar inteiro, mas também comer em sandes pelo espaço. Queijo, presunto, fiambre e requeijão são algumas das hipóteses.

E claro que numa pastelaria os bolos não podiam faltar, todos caseiros. Há madalenas, queques, pastel de nata, pão de Deus, croissants brioche, bola de Berlim ou bolo de arroz. Empadas de galinha, empada de pato, quiches são sugestões salgadas para uma refeição que pode ser acompanhada com cerveja, mas também por vinho.

O pão de cerveja é uma das novidades.

A nova padaria está aberta entre as 8 horas e as 19h30 de terça-feira a sábado. Já aos domingos serve pão até 16 horas.

Vítor Sobral estreou o conceito da Padaria da Esquina no Brasil e ganhou vários prémios pouco tempo depois de ter aberto. Foi considerada a Melhor Padaria e o espaço com o Melhor Café da Manhã pela revista “Prazeres da Mesa”.

O chef lançou em outubro um livro com a Casa das Letras, “Com os Azeites”. Tem mais de 130 receitas preparadas com azeite nacional, entre marinados, crus, petiscos, sopas, carnes e temperos. Está à venda a partir de 26,91€.

Carregue na galeria para conhecer melhor a nova Padaria da Esquina do Restelo.

localização, contactos e horários

morada
  • Padaria da Esquina — Restelo [ver mapa]
    Rua Gonçalves Zarco, 21 E, Lisboa
    38.702535, -9.206183 Lisboa
    localização
    Lisboa
site e redes sociais

ficha técnica

tipo(s) de cozinha
Padaria
intervalo de valores
Menos que 10€