NiTfm live

Cafés e Bares

The Botanical Den: o bar no Bairro Alto onde a comida e cocktails são vegan

Este espaço tem o mínimo de desperdício possível e o máximo de artigos orgânicos e biológicos — tudo sem produtos animais.
O interior.

The Botanical Den significa, numa tradução livre, a toca botânica. O novo snack bar do Bairro Alto, em Lisboa, é isso mesmo: um espaço pequeno, mas acolhedor, como vários dos bares daquela zona, onde tudo — das bebidas à comida — é vegan.

“Eu e o meu namorado sempre trabalhámos na área da restauração em Londres, onde nos conhecemos. E sempre quisemos ter um espaço nosso. Com o Brexit, e também por causa do clima, estávamos divididos entre Itália, o seu país de origem, ou Portugal, o meu”, conta à NiT Carla Mesquita, lisboeta de 28 anos.

Carla é vegan, mas diz não resistir a junk food. “Aqui em Lisboa temos muito o conceito de ir beber um copo e petiscar qualquer coisa depois. Antes de ir para Inglaterra, era o que eu fazia: comia pica-pau, moelas, esse tipo de petiscos. Agora sou vegan e quis abrir um espaço onde fosse possível fazer isso, mas cem por cento vegan”, explica Carla Mesquita, que regressou de Londres há oito meses.

Carla e Giovanni Cascone pensaram num espaço que tivesse o mínimo de desperdício possível, o máximo de produtos orgânicos e biológicos, e tudo sem produtos animais. Se precisam da consistência de clara de ovo para cocktails, como o Whisky Sour, por exemplo, utilizam aquafaba (líquido da cozedura do grão-de-bico).

Ela fica na cozinha, ele está no bar. Ambos preparam a ementa que conta com hambúrgueres, cachorros quentes e vários cocktails. Nas próximas duas semanas haverá novidades no menu: pastel de nata vegan, brownie vegan com avelãs e barbecue pulled pork (feito com fruta de jaca).

O The Botanical Den fica no número 153 da Rua da Atalaia. Está aberto de terça-feira a domingo, entre as 17 e as 2 horas. No verão, estará aberto todos os dias, entre as 11 e as 2 horas. O espaço é ainda dog friendly.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor o snack bar, o menu e os respetivos preços.

localização, contactos e horários

morada
  • The Botanical Den [ver mapa]
    Rua da Atalaia, 153
    1200-211 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Bairro Alto