NiTfm live

cafés e bares

Miolo: a nova cafetaria do Castelo nasceu num pequeno berço no Bairro Alto

Tudo começou com apenas 15 metros quadrados. Quase um ano depois, o projeto tem uma nova morada.
As sandes continuam a fazer parte da oferta.

A Miolo chegou ao Bairro Alto, em Lisboa, em março de 2019. Tinha apenas 15 metros quadrados, espaço suficiente para apresentar criativas sandes feitas com pão da Gleba. No início de 2020, o projeto cresceu até ao Castelo com uma oferta maior no menu. O casal Catarina Terenas e João Luc mantém-se como responsável.

Enquanto no Bairro Alto só tinham meia dúzia de bancos, no Miolo do Castelo conseguem sentar até 12 pessoas. A primeira localização está neste momento encerrada para manutenção, mas abre nas próximas semanas com a oferta de sempre.

Até à nova zona da cidade, levaram as sandes que fizeram sucesso na Rua Luz Soriano. É o caso da de bochecha de Porto, uma das mais pedidas no Bairro Alto. A carne é marinada de um dia para o outro e coze em vinho tinto durante três horas. É servida num pão brioche com cebola roxa e toucinho crocante.

Experimente ainda a de courgette grelhada com tomate, queijo fresco e azeitona; ou sandes aberta de batata doce, salmão fumado, requeijão e espinafres. Entre as novidades está a a rabanada de frutos vermelhos e a tábua de queijos e carnes frias. Junta uma compota caseira e pão da Gleba.

O espaço é maior do que o do Bairro Alto.

Catarina Terenas e João Luc conheceram-se no Mercado da Ribeira. Catarina estava na área de gestão de operação do Time Out Market desde 2014. Por outro lado, João trabalhou na Cozinha da Felicidade, da chef Susana Felicidade; e no corner do chef Henrique Sá Pessoa.

“O João sempre teve o sonho de abrir um projeto próprio e, a partir de janeiro de 2018, começámos a trabalhar no conceito da Miolo.” As obras no Bairro Alto atrasaram, por isso, aproveitaram para viajar pelo mundo com objetivo de se inspirarem em sabores e na decoração.

“Até criámos um Instagram onde partilhávamos as nossas experiências. O João nunca tinha andado de avião e a primeira viagem que fizemos foi a Paris.” Tanzânia, Marrocos, Indonésia, Estados Unidos da América e Rússia foram outras das paragens.

Na cafetaria fazem ainda bolos caseiros — mudam todos os dias —, pão de banana com lascas de amêndoa, chás frios, sumos e limonadas, servidas em garrafas de vidro.

Quem manda nisto tudo?

Nome: João Luc
Idade: 32 anos
Prato favorito: risotto
Nome: Catarina Terenas
Idade: 27 anos
Prato favorito: bacalhau à Brás
Convença-nos a visitar este espaço: “Aqui estão os melhores pratos de Lisboa em sandes.”

Carregue na galeria para conhecer algumas das sugestões do novo Miolo.

localização, contactos e horários

morada
  • Miolo – Castelo [ver mapa]
    Largo Santa Cruz do Castelo, 3, Lisboa
    1100-244 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Castelo
site e redes sociais

ficha técnica

tipo(s) de cozinha
Café
intervalo de valores
Entre 10€ e 20€