NiTfm live

cafés e bares

Lisboa vai ter uma nova loja com donuts caseiros

A carrinha da Crush Doughnuts estava prometida, mas este ano a marca vai abrir também um espaço onde irá servir os bolos americanos.

A história dos donuts remonta a alguns séculos quando chegaram a Manhattan, EUA, vindos diretamente da mão dos holandes com o nome olykoeks, que se traduz como “bolos oleosos”. O bolo, tal como o conhecemos, terá nascido no século XXI com a mãe de um capitão, a senhora Elizabeth Gregory, que fazia uma massa doce frita, com canela, noz moscada e limão para que o filho pudesse ter bolinhos que aguentassem as intermináveis viagens de barco. Só em 1920 é que foi criada a primeira máquina de donuts, em Nova Iorque e o resultado, já se sabe, é amado até hoje. Inclusive em Portugal.

A Crush Doughnuts começou com eventos pop up no o final de setembro na hamburgueria Ground Burger, Lisboa. A carrinha da marca está prometida desde então, mas agora, numa altura em que já servem os bolos todos os fins de semana, está a chegar mais uma novidade: uma loja só com donuts caseiros na cidade.

A abertura é durante este ano, mas por enquanto ainda não há mês exato para que tudo esteja concluído. Sabe-se o espaço ficará muito perto da Ground Burger, mesmo à saída do metro de São Sebastião. Quanto à carrinha, ainda estão à procura de um local para a fixarem — objetivo é que não seja nómada, mas terá os donuts caseiros que a marca já nos habituou.

Enquanto não abre a loja, nem chega a carrinha, pode sempre passar aos fins de semana pela Ground Burger. Houve uma pausa durante as semanas de Natal e de Ano Novo. Os donuts regressam pela primeira vez em 2019 este fim de semana, de sexta, 11 de janeiro, a 13, domingo.

O de canela e açúcar, o de glacé com baunilha, o de Nutella caseira, o com doce de amêndoas, com recheio de cereja, doce de leite e chips de banana são algumas das sugestões que pode experimentar. Custam entre 2,95€ e 4,95€.