NiTfm live

Cafés e Bares

Leitaria da Quinta do Paço abre lojas em Sintra, Baixa de Lisboa e Braga

A marca portuense continua a expandir-se com grandes resultados. O Mercado do Bolhão também vai ter um novo espaço.
A marca só tinha uma loja em 2012. Agora tem sete.

No próximo ano, em 2020, celebra-se o 100.º aniversário da inauguração da primeira Leitaria da Quinta do Paço, que fica na Praça Guilherme Gomes Fernandes, no centro do Porto. A marca tem tido uma grande expansão desde que foi comprada em 2012 — e vai abrir mais lojas.

Em entrevista à Agência Lusa, citada pelo jornal “Observador”, o atual dono da empresa, José Eduardo Costa, diz que em meados de setembro vai ser aberta mais uma Leitaria Quinta do Paço. Desta vez será em Braga, no Largo de São Francisco.

Vão também ser inaugurados novos espaços em Sintra; na Baixa de Lisboa; no Mercado do Bolhão, no Porto, assim que reabrir depois das obras; e em Coimbra, onde será construída “uma pequena fábrica”.

Em 2012, ano em que José Eduardo Costa e a mulher, Joana Ramalho, compraram a Leitaria da Quinta do Paço da Baixa do Porto, a marca só tinha uma loja com 15 funcionários. Tiveram uma faturação de 190 mil euros.

Atualmente já existem sete lojas da Leitaria Quinta do Paço, seis em regime de franchise: duas no Porto, uma em Lisboa, uma em Matosinhos, outra em Almada e ainda uma em Oeiras. A empresa faturou no ano passado mais de quatro milhões de euros (o que significa que cresceu 20 vezes face a 2012).

A grande especialidade da Leitaria da Quinta do Paço são os éclairs, sendo que a bola de Berlim e o chantilly — além dos laticínios — são outros produtos vitais para o sucesso da marca. Na loja mãe, que foi aberta em 1920, vendem em média 800 éclairs por dia (número que duplica ao fim de semana).